Saúde

Espírito Santo registra menor taxa de transmissão da covid-19

08 nov 2021 - 07:30

Redação Em Dia ES

Share
Isso significa que a cada 100 pessoas contaminadas, elas transmitiam para mais 59, desacelerando o contágio pelo novo coronavírus
A pandemia do coronavírus continua, mas o seu comportamento no Espírito Santo já está longe dos momentos mais críticos da doença. Com o avanço da vacinação, o estado alcançou a menor taxa de transmissão (RT): 0,59. Isso significa que a cada 100 pessoas contaminadas, elas transmitiam para mais 59, desacelerando o contágio pelo novo coronavírus. O índice foi registrado na semana epidemiológica do dia 15 de outubro. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (5) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Até o momento, a menor taxa de transmissão havia sido registrada no dia 21 agosto de 2020, quando alcançou um patamar de 0,69. O levantamento mostra que, na semana epidemiológica do dia 8 de outubro, a taxa de transmissão era de 1,02 no Espírito Santo. Os índices mostram que o estado tem adotado estratégias eficazes de ampliação da testagem e da vacinação para o combate ao vírus. Apesar da melhora dos números, o isolamento social e as regras para o controle do vírus, como o uso de máscaras, devem continuar sendo seguidos.

A Grande Vitória também apresentou queda na taxa de transmissão na semana epidemiológica do dia 15 de outubro. Anteriormente, a taxa era de 0,93, sendo que agora caiu para 0,49. Nesse período, o Nordeste do Espírito Santo registrou o maior índice de todo o estado com 1,05, ou seja, a cada 100 pessoas contaminadas, elas transmitiam para mais 105. Já o Litoral Sul aparece com a menor taxa: 0,22.

Na última sexta-feira (5), o governo do Espírito Santo atualizou o mapa de risco do estado. A partir da próxima segunda (8), apenas Santa Maria de Jetibá segue em risco moderado para a doença. Os outros 77 municípios capixabas estão classificados em risco baixo para a transmissão da covid-19. Nenhum município possui risco alto ou extremo para a doença.
0
0
Atualizado: 08/11/2021 07:30

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.