Com o avanço das redes sociais no nosso dia a dia, de forma fácil, pelo celular na palma da mão, a comparação com o outro ficou cada vez maior e mais intensa. São sempre imagens de sucesso, felicidade, glamour, e tudo de forma aparentemente fácil de se alcançar. É tanto projeção de vitória que bate até uma tristeza em quem assiste e não tem a mesma performance. Isso já aconteceu com você? Saiba que é mais comum do que imagina. Portanto, não se culpe por isso. Na verdade, preocupe-se por viver se comparando com outras pessoas.
Essa postura comparativa, quando em excesso, gera baixa autoestima, sensação de impotência e sentimento de incapacidade. E se isso foi um problema para você desde criança, essa crença de incapacidade virá muito mais forte na sua fase adulta, atrapalhando até seus resultados na vida social e profissional. Por isso, precisa combater essa mania.
O que devemos fazer é aprendermos a lidar com a modernidade e não nos deixarmos enganar pelo teatro criado apenas aparências das redes sociais. O outro não é mais importante ou mais grandioso que você. A lógica das redes sociais é que promove esse efeito em nós. Mas você só conseguirá se blindar disso se conseguir se enxergar como capaz, merecedora e linda, do jeito que é, sem comparação.
O autoconhecimento é muito importante por causa disso. É o autoconhecimento que faz você enxergar o que faz mal para você e o que faz realmente sentido. É ele também que lhe faz perceber o que faz bem e o que pode ser aplicado na sua vida. Por isso, digo e repito que o autoconhecimento cura e protege.
Recebo com frequência pacientes com tais problemas de autoestima para tratar em meu consultório. Uso a hipnoterapia para despertar, nesses pacientes, a consciência sobre si mesmo. Assim, eles podem enxergar tudo que faz mal e o que os impede de prosperar e ser feliz. Quando esses pacientes entendem o porquê dos problemas e passam a ressignificá-los, conseguem traçar metas e iniciar a mudança de vida efetivamente.
O primeiro passo para alcançar essa clareza e desenvolver esse autoconhecimento, de fato, é você querer acreditar que é capaz. Afinal, você é um ser humano, e todo ser humano tem potencialidades.
Precisa entender que quebrar esses traumas e crenças negativas que vem lá do passado são a libertação de que precisa para conseguir voar. Portanto, ponha na mente que você não pode se tornar refém do seu pensamento tóxico e autodestrutivo. Pare de se comparar toda vez que olha as redes sociais dos outros. Você precisa se reconhecer como a principal pessoa da sua vida, em primeiro lugar. E, depois disso, aí sim, podem vir todas as outras. Mas você deve estar sempre tem primeiro.
As redes sociais sobrevivem de um mundo nem sempre real. Muitas pessoas se aproveitam da construção dessa realidade paralela para atrair seguidores, engajamento e até venda de produtos. Cair nesse teatro só vai lhe adoecer. Seja maior que as armadilhas online e olhe para essa tecnologia sem se afetar. E se não conseguir, peça ajuda, pois sua mente está se alimentando dessa tortura imaginária, e você precisa se livrar disso.