Visita aconteceu na propriedade de Devanir Ziviani, especialista há mais de 20 anos, o produtor já ministrou diversos treinamentos no Município
Os produtores de uva do Polo Alto São Rafael, do Programa Municipal de Fruticultura, fizeram uma visita técnica na sexta-feira (1º/10), ao município de Santa Teresa, na propriedade de Devanir Ziviani. Especialista em uva há mais de 20 anos, o produtor já ministrou diversos treinamentos no Município.
O chefe da divisão de Agricultura e Aquicultura de Linhares, Yago Bitti de Melo, pontuou que, na oportunidade, os produtos aprenderam sobre instalação de tela anti-pássaro, que como o nome já diz, serve para evitar a entrada de pássaros na plantação, além dos tratos culturais da lavoura como o controle de pragas e doenças, adubação, pulverização, a irrigação e o manejo da videira.
“As visitas técnicas são importantes para que os produtores conheçam práticas que deram certo e apliquem no polo de uva, que é uma cultura nova no nosso município. Os produtores já estiveram na propriedade do Ziviani em outra oportunidade, e já recebemos ele aqui também para passar sua experiência exitosa de mais de duas décadas de cultivo do fruto e esclarecer dúvidas dos produtores”, disse Yago.
O produtor Osvaldino Martins de Oliveira Neto, de Córrego São Sebastião, em São Rafael, participou da visita. “Sem essas visitas técnicas e esse feedback com um produtor que tem experiência na cultura seria inviável tocar a produção. Mesmo com a assistência técnica que recebemos, se não tivéssemos o apoio de quem lida no dia a dia com a uva ficaríamos perdidos. A uva não espera. Com dois ou três dias se não tomarmos decisões acertadas, podemos perder toda a produção, por ser uma cultura muito sensível. A instalação da tela, por exemplo, não é algo simples e se não tivéssemos recebido essa orientação correríamos o risco de instalar errado e gastar até mais”, comentou Osvaldino.
Devanir Ziviani cultiva em 12 hectares uvas da espécie Niágara Rosada, Bordô e Isabel Precoce. Participaram do encontro produtores rurais e o especialista na área de Fruticultura, Erli Ropke, do Viveiro Frucafé.