A primeira produção representa um total de 38 toneladas de maracujá que foram entregues ao mercado
O vice-prefeito de Linhares Bruno Marianelli e o secretário municipal de Agricultura, Franco Fioroti, participaram na manhã desta terça-feira, dia 14, da solenidade de entrega da primeira produção industrial da empresa Agro Trop, localizada no bairro Canivete. Eles foram recebidos pelos sócios-administradores do empreendimento, Alexander Rochefeller (Alex) e Marcelo Yano. O presidente da Câmara Municipal, Roque Chile, também participou do evento.
A primeira produção representa um total de 38 toneladas de maracujá que foram entregues ao mercado. Instalada em agosto deste ano, a equipe de colaboradores da Agro Trop levou 43 dias para o processamento do fruto até a sua devida entrega. Marcelo Yano, sócio-administrador da empresa, pontuou a dedicação dos colaboradores que em menos de 50 dias reativaram a fábrica e fizeram todos os equipamentos funcionarem novamente. A Agrot Trop foi implantada no parque fabril da antiga Trop Frutas do Brasil.
O sócio-administrador Alexsander Rockfelker destacou a importancia da integração entre a cadeia produtiva do Espírito Santo com as necessidades da empresa e pontuou a diversidade de frutas produzidas no Estado, como limão tahiti, o cacau, mamão e o cajá. Ele também frisou o compromisso da Agro Trop em manter os postos de trabalhos com os colaboradores que possuíam vínculo com a Trop Frutas.
“O mais importante é a conexão com o mercado de frutas local, uma vez que não precisaremos ultrapassar divisas com a priorização da produção local. Essa integração entre o poder público com o privado também foi essencial para nos aproximarmos da agricultura familiar capixaba e torná-los parceiros da Agro Trop”, destacou.
O secretário de Agricultura, Franco Fioroti, enfatizou o novo ciclo da empresa, a integração dos produtores de frutas com a empresa e consequentemente com o mercado consumidor. Ele reforçou a importância dos cinco polos de frutas implantados pela Prefeitura de Linhares que fortalece a economia e diversifica a cadeia produtiva local. “Parabéns a todos os colaboradores pela entrega. Temos aqui um potencial de geração de emprego e renda alinhada à conexão da empresa com os homens e mulheres do campo de Linhares e toda a região”, disse.
O vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, ressaltou o trabalho no Município na atração de novos investimentos que possam gerar oportunidades para os linharenses, sempre baseado na parceria entre os setores público e privado. O vice-prefeito também elogiou o empenho dos colaboradores que em tempo recorde entregou ao mercado uma carga de 38 toneladas de maracujá.
“Temos feito contato com grandes empresas para que, mesmo com esse momento econômico difícil, estes investimentos sigam gerando emprego para os linharenses. A Agro Trop reforça a vocação regional, já que o norte capixaba é um grande produtor de frutas. Então a nossa produção será industrializada aqui, gerando mais valor agregado”, disse o vice-prefeito.
AgroTrop
Na primeira fase do investimento a Agro Trop vai processar maracujá, abacaxi, goiaba e manga. Em 2022, a projeção da empresa é agregar outras culturas presentes na região como a abóbora, cenoura, cajá, jaca, abacate, dentre outras. A maior parte da produção da indústria, cerca de 70% a 80%, será exportada para países da América do Sul como o Chile, Colômbia e Peru, ficando o Brasil com 20% a 30% do total produzido.
A maior parte da mão de obra que atua na indústria, cerca de 90%, foi absorvida da Trop Frutas do Brasil, já que os mesmos possuem a qualificação no mercado de processamento de frutas. A projeção da Agro Trop é de 120 empregos até o final de 2021. Para 2022, a empresa projeta 250 postos de trabalhos diretos em várias funções.