As ações visam mobilizar a população para a conscientização sobre o tema e de como identificar sinais suicidas
O mês de setembro é marcado pela campanha de valorização a vida e a prevenção ao suicídio. Neste ano, a prefeitura de Aracruz, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semds), Saúde (Semsa) e Educação (Semed), em parceria com o Instituto Ponte para a Vida e Câmara Municipal, darão início a campanha “Nunca ignore um pedido de socorro”. As ações visam mobilizar a população para a conscientização sobre o tema e de como identificar sinais suicidas.
Neste ano, a campanha é desenvolvida com objetivo de firmar parcerias com a iniciativa privada, como empresas, lojistas, profissionais liberais e também com as instituições religiosas, a fim de juntos com o poder público, intensificarem os debates sobre o valor da vida, incentivando as pessoas a buscarem ajuda para que saibam que não estão sozinhos.
“Estamos firmando parcerias para que todos possam aderir à campanha do “Setembro Amarelo”, que é um tema de relevância a ser discutido em toda a sociedade. Convidamos a todos a participarem da campanha, afixando cartazes, banners, tecidos amarelos nas portas das suas lojas, empresas ou nas janelas das suas casas, porque o propósito é atingir o maior número de pessoas”, destaca a secretária da Semds, Dileuza Marins.
Para a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt, discutir o assunto é importante para que as pessoas saibam onde procurar ajuda, sendo que o diálogo é o primeiro passo. “É preciso conversar, fazer com que as pessoas que sofrem com o pensamento suicida a falarem e entenderem que não estão sozinhas e que existem meios de tratar sua saúde mental”.
De acordo com a secretária de Educação, Jenilza Spinassé, falar sobre o suicídio é um tabu em nossa sociedade e foi com o intuito de mudar esse cenário que surgiu a campanha Setembro Amarelo. “É importante que a escola seja um ambiente de formação voltado também à Educação Emocional. Dessa forma, os alunos podem aprender a entender seus problemas, encarar as adversidades da vida e se abrir emocionalmente sem medo de ser julgado”.
Ações
No dia 24 de setembro, equipes da Semds e Semsa estarão na Praça São João Batista durante todo o dia para a realização de palestras com profissionais especializados, como psicólogos e assistentes sociais, além da distribuição de material didático.
Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.