Nos últimos cinco anos, a alta foi de 14.600% no município
O Brasil deve atingir 12,56 gigawatts (GW) de capacidade instalada de projetos de geração de energia solar fotovoltaica em 2021, um crescimento de 68% em relação à potência atual, de 7,46 GW, segundo projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
A Absolar também prevê que os investimentos privados no setor solar poderão ultrapassar a cifra de R$ 22,6 bilhões neste ano. Desse total previsto, a geração distribuída corresponderá a aproximadamente R$ 17,2 bilhões.
Linhares acompanha essa tendência de crescimento. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a principal fonte de geração distribuída em Linhares é, em disparada, a energia solar. Atualmente, a potência instalada em Linhares, apenas com a energia solar é de 5.590,41 kW.
História de sucesso com Energia Solar
Nesse cenário de crescimento, o empresário Jadyr Marin se destaca. Ele contratou o projeto de energia solar para um de seus empreendimentos, o Conceição Hall, depois de muito pesquisar e orçar com várias empresas. E ao ver os resultados positivos, o receio com a tecnologia que ele tinha se transformou em confiança no investimento. Até o momento, o empresário já contratou energia solar para outras três empresas que possui: Center Norte Conceição, Conceição Bier e Center Norte Colina, todas em Linhares.
“Eu ouvi e li muito sobre energia solar antes de contratar. Já sabia que era um bom investimento, mas precisava encontrar uma empresa de confiança e que me oferecesse um bom negócio. A consultoria gratuita da Aruna me ajudou a entender melhor o investimento e ter segurança para fazer a contratação. Hoje já estou no quarto projeto e pretendo ter energia solar em mais empreendimentos.”
Além dos empreendimentos de Jadyr, a Aruna também atende duas redes de hotéis e empresários do agronegócio em Linhares, totalizando mais de 10% da potência instalada na cidade.
Destaque para o agronegócio
A energia solar fotovoltaica também tem se destacado quando se analisa as empresas do agronegócio, que foi o setor que mais investiu em energia solar em 2020. Isso se deve, principalmente, ao aumento das exportações agrícolas e às seguidas elevações nas tarifas de energia hidroelétrica, que, por sinal, devem puxar as contas de energia elétrica cada vez mais para cima, haja vista a crise hídrica sem precedentes que impõe no horizonte brasileiro o fantasma do racionamento de energia.
Além de reduzir custos gerando sua própria energia através do sol, o ramo do agronegócio está atento às cobranças dos consumidores e do mercado internacional por maior respeito ao meio ambiente, colocando-o como aliado ao agronegócio em vez de ameaças mútuas.
Linhares é um município vocacionado ao sucesso no agronegócio, quer seja em função da disponibilidade de água no município ou pela tradição no cultivo do campo. Tanto é verdade que o Censo Agro, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um retrato do campo brasileiro e das pessoas que vivem e trabalham no meio rural, coloca Linhares como destaque por ser o maior produtor de nove culturas do agronegócio do Espírito Santo: banana, bubalinos, café conilon, coco, mamão, maracujá, melancia, ovinos, além do tradicional cacau linharense. O município também tem protagonismo na produção de borracha (látex líquido), bovinos, caprinos, equinos, abóbora, urucum, laranja, milho, dentre outros.
Consultoria gratuita
Para esclarecer dúvidas e incentivar o aumento no número de projetos de energia solar a Aruna irá oferecer consultoria gratuita até o final de agosto, mês de aniversário de Linhares. Os interessados podem fazer contato pelo (27) 99881-4406 ou através do link https://bit.ly/aruna_linhares.
“Os números apontam um crescimento significativo para a energia solar em Linhares, o que comprova os benefícios desse investimento. A tendência é de uma alta ainda maior até o final de 2021. Até o mês de julho, a cidade já registra 130 novos projetos”, explicou o Diretor de Expansão da Aruna, Rafael Castro.