Em número de mortes, a rodovia ficou em segundo lugar, com 627 óbitos no ano passado
Um relatório feito pela Companhia Nacional de Transportes (CNT), mostra que a BR 101 foi a rodovia federal mais violenta do país em 2020. Dos mais de 51 mil acidentes com vítimas no Brasil, 8.715 foram somente na BR 101. Em número de mortes, a rodovia ficou em segundo lugar, com 627 mortes no ano passado.
O primeiro lugar em mortes foi da BR 116, onde ocorreram 690 óbitos. Em 2020, a morte de homens por acidentes de trânsito foi bem maior que a de mulheres. Foram 4.321 vítimas do sexo masculino e 953 mortes de pessoas do sexo feminino.
O relatório também demonstra que os finais de semana são os dias com maior número de acidentes fatais. O custo anual dos acidentes rodoviários no Brasil ultrapassa os R$ 10 bilhões, revelou o estudo. Motos e automóveis são os tipos de veículos com maior incidência nesses acidentes.
Estatística do ES é ruim
Considerando todas as rodovias da região sudeste, em 2020 ocorreram mais de 16 mil acidentes com vítimas (mortos ou feridos).
No Espírito Santo a malha rodoviária federal teve 2.530 acidentes, sendo 2.233 deles com vítimas. Foram em média 231 acidentes com vítimas a cada 100 quilômetros.
Em relação à BR 101, no ano passado o Espírito Santo registrou 1.579 acidentes com vítimas. Ao todo, 94 pessoas morreram no estado. É um dos estados com o trânsito mais violento em números proporcionais à população.
Histórico de tragédias
A imprensa capixaba relata quase que diariamente acidentes fatais nas rodovias do Estado. A BR 101 é o principal palco de verdadeiras tragédias. Em junho deste ano, 12 pessoas ficaram feridas num acidente que envolveu seis veículos em Ibiraçu, região norte do estado.
Somente no período de janeiro a maio de 2021, 37 pessoas perderam a vida no trecho capixaba da BR 101. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal foram 772 acidentes nesse período no estado.
Trecho norte é o mais perigoso
Ainda sem duplicação, mesmo após 8 anos de concessão da rodovia, o trecho norte da BR 101, que vai de Ibiraçu a Pedro Canário, é o mais violento do Espírito Santo. Foram 21 mortes nos cinco primeiros meses de 2021. No trecho sul, no mesmo período, foram 16 mortes.
A Eco 101, concessionária que ganhou a concessão do trecho capixaba da rodovia, está operando há 8 anos, mas as obras de duplicação de pistas previstas em contrato não avançaram.
Em relação ao trecho norte a alegação é de que o IBAMA ainda não liberou a licença ambiental para as intervenções em áreas de mata atlântica cortadas pela rodovia, como a Reserva Biológica de Sooretama. Essa demanda já se arrasta há anos e a promessa é de que uma resposta do órgão ambiental sobre o assunto saia ainda em 2021.