Comitiva de São Roque do Canaã (ES) e secretário de Governador Valadares (MG) visitam programas de fruticultura e de água e solo de Linhares
Comitiva da cidade de São Roque do Canaã (ES) esteve visitando Linhares nesta quinta-feira (20). O objetivo: conhecer os procedimentos para a construção de barragem dentro do exitoso Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, com foco no modelo do processo de seleção de projetos para reserva de água.
O secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot recebeu o coordenador de Desenvolvimento Industrial e Econômico de São Roque do Canaã, Miguel Ângelo; o subsecretário de Meio Ambiente da cidade, Gerson de Freitas Júnior; o assistente técnico Jhonatan de Oliveira Reckel, e o representante do Incaper de São Roque do Canaã, Arestides Otaviano de Oliveira Júnior.
Segundo o coordenador Desenvolvimento Industrial e Econômico de São Roque do Canaã, Miguel Ângelo, todos ficaram muito impressionados com a quantidade de barragens e caixas secas construídas em Linhares e com as propriedades visitadas, considerando a possibilidade de implementação de ações voltadas à reservação hídrica nas propriedades rurais de São Roque do Canaã. “São ações que irão ajudar, transformar, agregar e valorizar os agricultores familiares e garantir uma nova visão de futuro à reservação hídrica do município”, destacou.
Mais visita
No mesmo dia, a Secretaria de Agricultura de Linhares recebeu a visita do secretário de Agricultura de Governador Valadares (MG), Ivan Fialho, e do empresário linharense, Erli Ropke. O intuito da visita do representante mineiro foi o de conhecer mais detalhes sobre a concepção e a execução do Programa Municipal de Fruticultura.
De acordo com o secretário de Agricultura da cidade de Governador Valadares (MG), Ivan Fialho, a visita técnica realizada a Linhares foi mais um passo importante, visando implementar um trabalho semelhante na cidade mineira. “Podemos conhecer de perto o polo de fruticultura de Linhares e levar muitas lições para Governador Valadares, entre elas a que precisamos valorizar nossos produtos e torná-los únicos e atrativos. Agora precisamos de foco para fazermos as vocações locais se consolidarem em oportunidades”, afirmou.
O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, ressaltou que as visitas demonstram o êxito das ações desenvolvidas pelo Município e que as experiências linharenses podem ajudar a ampliar o setor para ser cada vez mais forte dentro e fora do Estado.
“Essa vitrine que Linhares pode proporcionar, talvez seja o maior ativo que a gente tem aqui. Investir em ações inovadoras é uma iniciativa muito importante e estratégica que começamos a construir no início de 2017. Hoje, o Município pode ser considerado um polo de difusão de boas práticas”, afirmou.