Cerca de 390 mil capixabas com comorbidades aguardam na fila
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai decidir nesta semana os critérios para vacinação das pessoas com comorbidades no Espírito Santo. Uma câmara técnica, composta por membros dos municípios e da Sesa irão definir os requisitos para que esse público-alvo seja imunizado.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Danielle Grillo, as pessoas com comorbidades, entre 18 e 59 anos, serão as próximas na lista de prioridades para imunização. No Espírito Santo cerca de 390 mil capixabas de 18 a 59 anos com algum tipo de comorbidade esperam na fila a vez de serem vacinados
No Brasil, segundo o IBGE, mais de 1 milhão e novecentas mil pessoas, que fazem parte da faixa etária contemplada, foram diagnosticadas com algum grau de hipertensão. No Espírito Santo, são 435 mil. Ou seja, pouco mais de 27% dos capixabas que têm a doença estão na faixa etária de 18 a 59 anos.
Somente o número de pessoas que sofrem de hipertensão, já ultrapassa o número total de pacientes aptos a se vacinarem no Estado. Por isso é preciso estar atento às especificações determinadas pelo Ministério da Saúde.
Comprovação com laudo médico
Para se vacinar, será preciso comprovar que é portador de alguma das comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde. “Vai ser necessário comprovar que apresentam essa comorbidade, levar um laudo médico que ficará retido com o intuito de evitar fraudes. Ou seja, primeiro precisam estar dentro da lista, e depois comprovar”, resumiu Danielle Grillo.