A vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde da sede do município das 8 às 15 horas
Neste sábado, dia 3, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, irá realizar mais um mutirão de vacinação para aplicar a primeira dose contra a Covid-19. Desta vez o público-alvo são os idosos de 65 anos acima. O mutirão ocorrerá em todas as unidades de saúde da sede do município das 8 às 15 horas.
A ação é possível após o envio de um novo lote de vacinas, com 3.372 doses, que chegou ao Município na manhã desta sexta-feira (2). O mutirão segue o Plano Nacional de Imunização e respeita a ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Para se vacinar, é preciso apresentar o Cartão de Vacina, o cartão do SUS ou CPF. O uso de máscara é obrigatório e não é necessário chegar antes da abertura das salas de vacinação para evitar filas e aglomerações. Linhares possui cerca de 5,5 mil idosos na faixa etária entre 65 e 69 anos.
Vale destacar, que a vacinação dos idosos de 65 anos acima, no interior do Município, começará na próxima segunda-feira, dia 5 de abril, nas unidades de saúde de cada localidade. O agendamento é feito pelo próprio agente de saúde do território onde o idoso reside.
“A vacina é nossa principal arma no combate a pandemia, por isso estamos fazendo todo possível para imunizar o maior número de pessoas no menor tempo, mas também precisamos da conscientização da população, para que continuem se cuidando e seguindo as normas sanitárias de biossegurança”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.
Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a ação é de grande importância, por Linhares avançar na vacinação dos grupos prioritários determinados pelo Plano Nacional de Imunização.
“Nós estamos vacinando todas as pessoas acima de 65 anos e entendemos que, com a vacinação, o distanciamento social, o avanço dos nossos trabalhos e a dedicação quase que integral das nossas equipes de saúde, vamos atravessar de forma menos traumática este momento grave e delicado da pandemia”, destacou o prefeito.
A secretaria municipal de Saúde reforça que não é possível estabelecer programação de médio e longo prazo para vacinação. A prerrogativa de comprar e distribuir vacinas no Brasil é do Ministério da Saúde, seguindo o Plano Nacional de Imunização. O município faz a distribuição conforme o recebimento de imunizantes. A prefeitura aderiu ao consórcio liderado pela Frente Nacional de Prefeitos para comprar vacinas. Mas as doses ainda são prioridade de distribuição do Governo Federal.
As Unidades de Saúde que estarão abertas para vacinação são:
– UBS Aviso
– UBS Araçá
– UBS Interlagos I
– UBS Interlagos II
– UBS CAIC
– UBS Shell
– UBS BNH
– UBS Lagoa do Meio
– UBS Jardim Laguna
– UBS São José
– UBS Linhares V
– UBS Nova Esperança
– UBS Planalto
– UBS Santa Cruz
– UBS Canivete
– UBS Conceição
– UBS Três Barras
– UBS Centro
– UBS Residencial Rio Doce
– UBS Bebedouro