Municípios conseguiram dar continuidade na aplicação da primeira dose do imunizante
Em coletiva, realizada na tarde desta quarta-feira (17), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, falaram sobre as ações de combate à pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Entre os assuntos, foi citado a ampliação do público alvo da vacinação e a chegada de novas doses ao estado na próxima semana.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), decidiu por antecipar entre 15 e 20 mil doses de vacinas, preservadas para a segunda aplicação, para os municípios do estado conseguirem dar continuidade na aplicação da primeira dose do imunizante.
Esta decisão, porém, tem como respaldo a expectativa de o Espírito Santo receber na próxima semana uma quantidade significativa de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
“Decidimos antecipar essas doses, para que os municípios antecipem e alcancem a maior parte da população, antecipando doses para os novos grupos de idosos”, disse Fernandes.
A respeito da ampliação do público-alvo da vacinação contra o vírus, Fernandes disse que o Espirito Santo já está autorizado a vacinar toda a população idosa de 60 anos. “No entanto, ocorrerá de maneira descendente. A medida que o município alcance 90% da vacinação do público alvo que estabeleceremos, este poderá avançar para vacinação do grupo seguinte”, ressaltou o secretário Nésio Fernandes.
O secretário, destaca que a interrupção da aplicação da primeira dose de vacinas contra a Covid-19, não significa uma interrupção na vacinação, por conta da preservação de doses para a segunda aplicação.
“A aplicação da primeira dose foi interrompida em diversos municípios por escassez de dose, e em virtude da cautela de estratégia de imunização dos municípios”, pontuou Fernandes.
Acompanhe todas as informações assistindo a Coletiva de Imprensa no vídeo abaixo: