Profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o vírus foram os primeiros imunizados em cerimônia simbólica na área externa do HGL
Na manhã desta quarta-feira (20), o município de Linhares iniciou a vacinação contra o vírus da Covid-19. O município recebeu ontem (19) o primeiro lote contendo aproximadamente 1.177 doses. Como a vacina é aplicada em duas doses, outras 1.177 vacinas serão encaminhadas ao município após 28 dias da primeira aplicação.
Foi realizada uma cerimônia simbólica de imunização na área externa do Hospital Geral de Linhares (HGL), onde três profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus desde o início da pandemia foram os primeiros imunizados, se tornando os símbolos do início da vacinação no município, sendo eles:
• Denilza Pereira Bispo, de 37 anos, técnica em enfermagem;
• Dr. Fernando Hajenius Ache de Freitas, de 43 anos, médico infectologista;
• Fernanda de Carli, de 40 anos, enfermeira.
Emocionada, técnica em enfermagem imunizada em Linhares fala sobre os desafios ao longo da pandemia no município. “Me sinto orgulhosa! Foi difícil esse quase um ano, lutando, vendo muita gente sofrer, vendo o sofrimento de familiares e você não ter aquela esperança, e de repente no fim do túnel aparece uma luz” Confira:
Prevenção precisa continuar
É necessário reforçar, nesta fase, que é importante que todos mantenham os procedimentos básicos de prevenção à covid-19: uso de máscara e álcool em gel, além de manter distanciamento social e evitar aglomerações. A pandemia ainda não acabou, e enquanto todos os grupos não são vacinados, os cuidados, obrigatoriamente, precisam ser tomados.
Fases da vacinação
O Plano Municipal de Vacinação segue as orientações do Ministério da Saúde, e conta com quatro fases, priorizando por ordem de atendimento a população mais vulnerável e exposta ao risco de contaminação do novo coronavírus.
A ordem de imunização segue com idosos acamados, pessoas acima 80 anos, pessoas entre 79 e 75 anos, de 74 a 70, de 69 a 65 e de 64 a 60, funcionários e população privada de liberdade.
Depois disso, vêm os cardiopatas graves, diabéticos, hipertensos, obesos, doentes neurológicos, pessoas com deficiências permanentes severas, pessoas com neoplasias, imunossuprimidos e transplantados e população de rua.
Em seguida virão os trabalhadores essenciais, como limpeza pública, segurança pública, motoristas e cobradores, professores, taxistas e motoristas de aplicativos.
Posteriormente, a população com menos de 60 anos será vacinada seguindo a ordem de idade, dos mais velhos para os mais jovens.