Saúde

Primeira pessoa é vacinada contra Covid-19 no Espírito Santo

18 jan 2021 - 20:51

Redação Em Dia ES

Share
Técnica de enfermagem de 55 anos é a imunizada
Após as 101.320 mil doses da Coronavac disponibilizadas pelo Ministério da Saúde ao Estado do Espírito Santo, a técnica de enfermagem Yolanda Brito de 55 anos foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a covid-19 no estado. 

A aplicação do imunizante Coronavac, aconteceu por volta das 20h25 desta segunda-feira (18) durante uma cerimônia simbólica no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, onde ela trabalha.

“Estou muito orgulhosa, depois de contribuir com os dias de luta, agora tenho o dia de glória em ser vacinada, disse”, disse a técnica de enfermagem.

A dose é da vacina da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac aprovada pela Anvisa neste domingo (17).

Mulher, negra e técnica de enfermagem da linha de frente

Yolanda Brito, é negra, mãe de quatro filhos e trabalha como técnica de enfermagem no Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, na Serra. Ela começou a trabalhar no local como auxiliar de serviços gerais, mas depois fez curso de técnico de enfermagem.

‘Dia histórico’, diz Casagrande

O governador do Estado, Renato Casagrande, comemorou o feito e destacou que os capixabas vivem um marco histórico com a chegada da vacina e o início da imunização.

“Hoje é um dia histórico, onde as evidências científicas estão aflorando, sendo exaltadas pelo trabalho de institutos importantes, Butantan, Fiocruz. […] O que estamos vivendo ficará para registro histórico para o resto da vida, as imagens, as pessoas perdendo a vida por falta de oxigênio como Manaus, aqui não tivemos isso, poucas pessoas perderam a vida com falta de atendimento. Em outros estados vemos esses casos e isso deixa a gente muito entristecido pelo momento que estamos vivendo”.

Casagrande ainda agradeceu aos profissionais da saúde e pediu que os cuidados continuem sendo mantidos, pois a vacinação não representa o fim do risco.

“Muito obrigada aos profissionais da saúde. Teremos um ano inteiro pela frente de muita luta. Esse início ano de vacinação não pode ser de forma alguma ser confundido com início do relaxamento. Estamos na segunda onda da doença, é preciso continuar mantendo todos os cuidados necessários pois precisaremos do ano todo de 2021 para imunizar boa parte das pessoas”, disse.
0
0
Atualizado: 18/01/2021 20:51

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.