A proprietária lembrou que ela e o esposo pensaram em vários nomes para colocar no rótulo, mas foi a paixão por Linhares, o fator determinante para escolha do nome da bebida
No momento em que Linhares ganha um polo para o cultivo da uva, a Adega do Sul, localizada na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, considerada a capital do vinho do Brasil, lança um vinho em homenagem ao bairro Três Barras. No rótulo da garrafa, estão detalhes em alto relevo como o sol, a lagoa, a natureza e um barco que remetem às boas lembranças que os proprietários têm da cidade que os acolheu, no qual moraram por alguns anos.
Simoni Noskoski de Freitas é natural de Bento Gonçalves (RS) e veio acompanhar o esposo Marcos Devilla, de Planalto Alegre (SC), a trabalho no Espírito Santo. Por conta disto, eles moraram em Linhares durante cinco anos.
Simoni conta que no nascimento da segunda filha teve a necessidade de abrir mão do emprego numa fábrica de móveis e, foi numa roda de amigos, tomando vinho, que veio a ideia do casal abrir a adega subterrânea montada na residência do casal, no bairro Três Barras, para consumo próprio, e começar a comercialização de vinhos oriundos do Sul do país. Daí surgiu a Adega do Sul.
“Há dois anos resolvemos voltar para Bento Gonçalves por questões familiares. Foi nesse tempo que vimos a possibilidade de criar o nosso vinho e daí surgiu o Três Barras, de uma safra antiga de 2016 que estava descansando em barricas da Vinícola Lidio Carraro Boutique, parceria nesse projeto que lançamos em agosto de 2020”, explicou Simoni.
A proprietária lembrou que ela e o esposo pensaram em vários nomes para colocar no rótulo, mas foi a paixão por Linhares, o fator determinante para escolha do nome da bebida.
“Morávamos no bairro Três Barras e foi lá onde começou a história da Adega do Sul, por isso não tinha como o nosso primeiro vinho receber outro nome. No rótulo também destacamos parte das ótimas lembranças que tivemos da cidade, como a natureza, o barco e a lagoa que remetem aos passeios que fazíamos nas belas lagoas da cidade, e o sol que representa o calor humano de um lugar que nos acolheu e fizemos muitos amigos”, destacou a proprietária.
O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, exalta a iniciativa como um estímulo aos produtores do polo de uva de São Rafael. “Parabenizo a iniciativa da Adega do Sul e, a nossa intenção com o polo de uva é fomentar a produção de vinhos e sucos. Já está no planejamento do Programa Municipal de Fruticultura, quando o polo estiver em plena produção dos plantios, o incentivo aos produtores para agregar mais valor à produção e potencializar também o turismo na região”, disse Fiorot.
A @emporioadegadosul é um e-commerce, que compra e revende vinhos de vinícolas, e todo mês tem entregas no Espírito Santo, e é claro, em Linhares, o Três Barras ainda está à venda.
O Polo Alto São Rafael faz parte do Programa Municipal de Fruticultura, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares. Atualmente conta com a participação de 3 produtores da região de São Judas Tadeu, que cultivam em torno de 1 mil mudas de uva. A previsão de colheita é para dezembro do próximo ano, com expectativa de uma produção de 12 toneladas ano.
Além deste, foram implantados outros quatro polos. São eles: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.