Nésio Fernandes ressaltou a importância das vacinas produzidas até hoje e lembrou que elas já salvaram milhões de vidas
Enquanto a comunidade científica do mundo inteiro tenta produzir uma vacina eficaz para imunizar toda a população contra o novo coronavírus, a desinformação aumenta. Vários vídeos, supostos áudios e mensagens compartilhadas em redes sociais contribuem para espalhar fake news relacionadas ao tema.
Em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (14), o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, alertou sobre como a desinformação poder levar muitas pessoas a integrarem movimentos contra a vacinação, o que representa um grande risco, ainda mais diante do aumento de casos da covid-19.
“Vou aproveitar para fazer um alerta sobre a quantidade de mentiras e informações falsas que circulam nas redes sociais no que diz respeito ao risco das vacinas. São afirmações fantasiosas e irresponsáveis. Algumas delas divulgadas até por lideranças de todo tipo, como políticas, religiosas e sociais. São divulgadas com dúvidas em relação ao benefício da vacina”, disse o secretário.
Nésio ressaltou a importância das vacinas produzidas até hoje e lembrou que elas já salvaram milhões de vidas. Lembrou ainda que há critérios e regras rigorosas para a produção e desenvolvimento de cada uma delas e que a ciência garante a segurança e eficácia do uso dos imunizantes em políticas públicas de saúde.
O secretário convidou a população a “apostar no avanço da ciência e combater as fakes news”. Segundo ele, as informações falsas podem impedir medidas sanitárias, como a vacina, que tem por objetivo salvar vidas. “Independente da tecnologia, do país de origem em que essas vacinas são desenvolvidas, defendam as vacinas. Defendam o sistema de saúde e a responsabilidade que temos na disponibilização de tecnologias capazes de proteger e salvar vidas”, disse o secretário.