A taxa de pessoas em isolamento, no domingo (10), era de 53,1%. A Grande Vitória é a região com a pior taxa de isolamento social do Espírito Santo
O índice de isolamento social no Espírito Santo, monitorado diariamente pelo governo do estado, repetiu o comportamento e voltou a aumentar durante o final de semana, atingindo 53,1% no domingo (10). Na sexta-feira (8), o percentual havia ficado em 45,9%.
A taxa é medida através de uma ferramenta disponibilizada pelas operadoras de telefonia móvel, que monitora o deslocamento dos usuários de celulares. Os dados são repassados para o governo garantindo o anonimato do cidadão.
Em todo o Espírito Santo, o município com maior índice de isolamento social no domingo foi Águia Branca, na região Noroeste, com 73,1% dos moradores em casa.
Já o município em que mais pessoas descumpriram a quarentena no final de semana foi Bom Jesus do Norte, com 44,5% das pessoas em casa.
Grande Vitória
Os municípios do Espírito Santo foram divididos em 10 microrregiões. Levando em consideração os números de domingo (10), a região com a menor taxa de isolamento social foi a Grande Vitória, em que 52,39% da população está respeitando o isolamento.
A região compreende os municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
Apesar do menor isolamento social, os municípios concentram a maior parte dos doentes e mortes por Covid-19, com 3.675 casos e 156 mortes, até a última atualização publicada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-ES), publicada nesse domingo.
Os piores índices de isolamento social na região foram de Cariacica (49,1%) e Serra (49,8%). Porém, na sexta-feira, os municípios registraram as taxas mais baixas até então, 42% e 42,1% de isolamento, respectivamente.