Saúde

Coronavírus: HGL atua com novo fluxo de atendimento para identificar casos suspeitos da doença

18 abr 2020 - 11:00

Redação Em Dia ES

Share
Caso sejam detectados sintomas da doença, o paciente recebe uma máscara e é encaminhado para uma sala de triagem, onde o atendimento é realizado com toda medidas de segurança necessárias
O Hospital Geral de Linhares – HGL está atendendo os pacientes com um novo fluxo de acolhimento para prevenção e agilidade na identificação de casos suspeitos de coronavírus.  Assim que chega a unidade hospitalar, a pessoa é abordada por um profissional de enfermagem que faz o primeiro atendimento ali mesmo na recepção no Pronto Socorro.

Caso sejam detectados sintomas da doença, o paciente recebe uma máscara e é encaminhado para uma sala de triagem, onde o atendimento é realizado com toda medidas de segurança necessárias.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos, explicou que durante o atendimento na sala de triagem, o paciente passa por uma consulta de enfermagem, com aferição de pressão e temperatura, e saturação de oxigênio. “Se o paciente fechar critério para suspeita de covid-19, é realizada a coleta de swab, para a realização do exame que detecta a doença”, frisou.

Jackelene destacou ainda que após realizar a coleta de material para o exame, o paciente é encaminhado para uma consulta médica, onde recebe todas as orientações, que seguem o protocolo do Ministério da Saúde, de isolamento residencial ou internação hospitalar de acordo com cada caso. O resultado do exame poderá sair entre 2 e 3 dias.

“Criamos este sistema de acolhimento para possibilitar uma triagem rápida dos pacientes com sintomas gripais e síndromes respiratórias dos demais pacientes. Assim, podemos atender com mais qualidade a pessoa com possível suspeita de coronavírus e ainda contribuir para a prevenção, com o distanciamento do paciente logo no primeiro atendimento”, reforçou a diretora do HGL, Bernadete Braz.

A paciente, Olerinda Rodrigues, ressaltou a importância da agilidade no atendimento. “Logo que cheguei ao hospital fui atendida pela profissional e o atendimento foi muito rápido. Achei muito importante esse atendimento voltado pra quem está com os sintomas da doença. Desta forma nos sentimos mais seguros”. Frisou.
0
0
Atualizado: 18/04/2020 11:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.