Saúde

Confirmado o 2º caso de covid-19 em Linhares, norte do Espírito Santo

20 mar 2020 - 21:22

Redação Em Dia ES

Share
O paciente é um linharense que chegou do Rio de Janeiro
O segundo caso de coronavírus em Linhares, norte do estado do Espírito Santo, foi confirmado na noite desta sexta-feira (20) pela Prefeitura Municipal do município. O paciente é um linharense que veio do estado do Rio de Janeiro e apresentou sintomas da doença. O resultado do exame saiu depois que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já havia publicado o boletim diário do covid-19 no final da tarde.

A secretaria municipal de saúde de Linhares foi notificada e o paciente está sendo medicado e permanece em quarentena.

Os dados atuais do covid-19 em Linhares são:
. 43 casos notificados;
. 34 coletadas;
. 09 a serem coletadas;
. 02 confirmados;
. 13 descartados;
. 19 amostras aguardando resultado.
Em todo o Espírito Santo agora são 17 casos confirmados do covid-19. A orientação é que as pessoas permanecem em casa e evitem se expor desnecessariamente.

Por precaução o comércio de Linhares estará fechado a partir deste sábado (21). A exceção será apenas para supermercados, farmácias, padarias, açougues, postos de combustíveis e lotéricas. Restaurantes, bares e lanchonetes só poderão atender aos clientes através dos serviços de disque-entrega.

Na semana passada no dia 14, foi confirmado em Linhares, o primeiro caso do coronavírus. clique para saber mais detalhes.

Sintomas
A pessoa com a doença confirmada apresenta sintomas leves de infecções respiratórias – febre, tosse, coriza, dor de garganta e cansaço, passa bem e segue em isolamento domiciliar voluntário, sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde.

O que fazer para se proteger?
– Lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento, ou tocar na boca, nariz ou olhos nasal.
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos).
0
0
Atualizado: 20/03/2020 21:22

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.