geral

Estado se prepara para risco de iminência do coronavírus

30 jan 2020 - 21:05

Redação Em Dia ES

Share

Governo do Estado e Aeroporto de Vitória realizam plano de orientação
à população, identificação e remoção de pessoas com suspeita da infecção

Apesar de o Espírito Santo não registrar nenhum caso suspeito de coronavírus, a Secretaria da Saúde (Sesa) elaborou um plano de resposta às emergências e envolvendo os municípios, onde elencou medidas necessárias para atuação dos serviços de saúde em todo Estado em caso de surgimento da doença.

O coronavírus é um novo vírus que ataca o sistema respiratório, tendo a China como foco das infecções. Portanto, qualquer pessoa que recentemente tenha passado pelo país nas últimas semanas e apresenta sintomas como febre, tosse e dificuldades respiratórias devem ser investigadas.

Atendimento
Na capital, para atendimento de crianças, os responsáveis devem buscar o hospital infantil HINSG. No caso dos adultos, o HEJSN é o hospital de referência.

Nos municípios do interior, as unidades de saúde farão comunicação obrigatória por meio do FormSUS, para que haja a notificação imediata dos possíveis casos.

A remoção dos pacientes com casos suspeitos para os hospitais de referência, de acordo com o plano, ficará a cargo do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) e do serviço de remoção estadual nos municípios que não têm Samu.

Análises
O Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen/ES) será responsável pelo recebimento das amostras para análise e comparação com outras viroses e, caso os resultados descartem influenza ou outras viroses já presentes no território brasileiro, o material será enviado para o laboratório de referência nacional, a Fiocruz para confirmação ou descarte do caso.

O coordenador do Centro de Operações Estratégica (COE/Sesa), Luiz Carlos Reblin, diz não haver motivo para alarde da população, já que não há casos confirmados da doença no Brasil. 

Prevenção
Como forma de prevenção as pessoas devem evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de infecções respiratórias, lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir e manter os ambientes ventilados. No caso de uma pessoa apresentar qualquer sintoma de doença respiratória, a primeira pergunta a ser feita é se a pessoa esteve na China ou manteve contato com alguém que tenha estado no país asiático nas últimas semanas.

Aeroporto de Vitória
Mesmo não realizando voos internacionais, entretanto, recebendo conexões de outros aeroportos que fazem viagens internacionais, como Guarulhos (GRU) em São Paulo, a concessionária responsável pela administração do aeroporto de Vitória (VIX) disse em nota enviada ao Em Dia ES:

 “A Aeroportos do Sudeste do Brasil (ASeB) está seguindo as medidas recomendadas pela ANVISA divulgadas na Nota Técnica Nº 2/2020/SEI/GIMTV/GGPAF/DIRE5/ANVISA, que inclui a circulação de um áudio no sistema de som do Aeroporto em português, inglês, espanhol e mandarim, com as orientações elaboradas pela própria ANVISA. 
Destacamos ainda que a ASeB fará notificação imediata aos órgãos de vigilância epidemiológica, caso haja algum caso suspeito”.
0
0
Atualizado: 30/01/2020 21:05

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.