Os problemas na distribuição da pentavalente começaram em agosto do ano passado
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou, por meio de nota, que recebeu 18 mil doses da vacina pentavalente nesta sexta-feira (10). A remessa do Governo Federal visa regularizar a oferta da vacina, que estava em falta no estado.
O Ministério da Saúde havia informado na última terça-feira (7) que a previsão era de regularizar a distribuição das remessas ainda em janeiro.
A Sesa também informou que as cotas destinadas aos municípios começarão a ser distribuídas a partir de semana que vem, de acordo com o cronograma do Programa Estadual de Imunizações da própria Secretaria.
Escassez
A falta da distribuição da pentavalente começou em agosto do ano passado, quando foi atestado a queda na qualidade do produto comprado de um laboratório na Índia.
A remessa do laboratório foi reprovada em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
A vacina pentavalente é uma combinação de cinco imunizantes oferecidas em três doses para as crianças. A primeira dose é aplicada aos 6 meses de vida, a segunda aos 2 anos de idade e a terceira aos 4 anos.
A vacina protege os pequenos contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.