Os agentes de endemias percorrerão o balneário, das 7h30 às 12h, para eliminar nos imóveis focos e criadouros do mosquito transmissor
Inicia nesta quarta-feira (08) no balneário de Pontal do Ipiranga em Linhares, mais um mutirão de ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e segue até sexta-feira (10).
Os agentes de endemias percorrerão o balneário, das 7h30 às 12h, para eliminar nos imóveis focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, além do trabalho de conscientização.
A supervisora Geral de Endemias da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Linhares, Luzinete Urbano da Silva, disse que é importante que os turistas e moradores estejam em casa para facilitar a entrada dos agentes de endemias. Entre os dias 13 e 18 de janeiro será a vez de Regência receber o mutirão.
“Agora no Verão estamos intensificando ações que são rotineiras em Linhares, aproveitando que grande parte dos donos dos imóveis de veraneio está na cidade passando férias nos balneários. Também orientaremos nas visitas quais as providências são necessárias ao fechar as residências e retornarem para suas casas”, pontuou a supervisora.
Linhares apresenta hoje números considerados ainda de grande preocupação quanto à dengue. Até agora foram 5.200 casos notificados, sendo 3.566 deles confirmados.
A supervisora alertou que o fato do município registrar períodos chuvosos e altas temperaturas, – ambientes propícios para a proliferação do mosquito -, os cuidados devem ser redobrados.
Dengue nos balneários
Até o momento, dos balneários, Regência lidera a lista de casos de dengue com 48 casos notificados e 29 confirmados. No Pontal do Ipiranga são 20 casos notificados e 12 confirmados. Em Povoação são 10 notificações e 5 casos confirmados de dengue.