O doador precisa estar com bom estado de saúde e seguir alguns passos importantes
Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle.
O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. (veja no final o modelo de autorização para doadores menor de idade).
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
. Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
. A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Doe sangue!
Fazer uma doação é um ato de cidadania. Não hesite em exercê-lo, procurando hospitais ou bancos de sangue de sua cidade.
Doe Sangue Regularmente. Tem sempre alguém precisando de você.