entretenimento

Cultura tipicamente capixaba, o congo se mantém vivo em Fundão; festa promete reunir 10 mil pessoas

29 dez 2019 - 08:00

Redação Em Dia ES

Share
Proporcionando, através do Encontro Regional de Bandas de Congo, um intercâmbio cultural entre as bandas congueiras capixabas com a única manifestação cultural tipicamente do Espírito Santo, o congo
Homenageando os padroeiros, São Benedito e São Sebastião os festejos que acontecem ao longo do litoral capixaba mantêm firme a tradição e a memória da comunidade fundoense. 

As festas, que começam em dezembro, acontecem em três etapas, com patrocínio da Vale e do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e a realização da Prefeitura de Fundão e da Associação de Bandas de Congo de Fundão (ABCFundão), movimentando a cultura, o turismo e a economia local.

A partir da próxima segunda-feira (30), os Festejos darão cores às ruas de Timbuí, distrito de Fundão, fomentando e fortalecendo a memória popular da cidade. A festa, que faz parte do calendário folclórico religioso do município de Serra, contará com as famosas puxada de navio e fincada de mastro, além de shows gratuitos, apresentações culturais pelas ruas do bairro e queima de fogos para celebrar o Ano Novo. No ápice da festa, estima-se a participação de cerca de 10 mil pessoas.

Segundo o presidente da ABC Fundão, Dion Kenedes Pereira, a organização dos eventos trabalha durante todo o ano, com o acompanhamento e preparação das bandas de congo para as festas oficiais. “Convidamos todas as bandas de congo para o evento, acompanhamos o desenvolvimento das bandas mirins e incentivamos a tradição no município”, disse.

Confira a programação:

Segunda-feira (30/12)
19h: Visita à Bandeira de São Benedito e São Sebastião com a Banda de Congo Mirim – São Benedito
19h30: Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora da Penha com a participação da Banda de Congo Mirim – São Benedito

Terça-feira (31/12)
19h: Puxada do navio e participação das bandas de congo de Fundão

Quarta-feira (1º/01)
10h: Missa festiva na Igreja Nossa Senhora da Penha
17h30: Chegada e recepção das bandas de congo na Casa da Memória Angenor Netto, seguindo para a Rua Euclides Barcelos
18h30: Início dos cortejo das bandas de congo/ celebração com bandas em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha
19h: Desfile das bandas de congo
20h: Puxada do navio
21h: Fincada do mastro e show pirotécnico.
0
0
Atualizado: 29/12/2019 08:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.