Elevatória reformada a menos de quatro meses, foi totalmente depredada
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) contabilizou mais um ato de vandalismo em Linhares, um prejuízo de mais de R$ 20 mil aos cofres públicos. A Estação Elevatória de Esgoto Simplificada do bairro Nova Esperança, reformada a menos de quatro meses, foi totalmente depredada e se encontra inoperante. Foram roubados os fios, a bacia sanitária, os painéis e até mesmo poste de energia da entrada da elevatória.
O diretor de operações do Saae, Zércio Largura, informou que, desde 2017, esta é a quarta vez que o local sofre vandalismo e a maior prejudicada é a população.
“A estação elevatória de esgoto inoperante pode provocar o retorno do esgoto para dentro das casas ou o seu transbordamento para as ruas. Neste momento, o Saae realiza um estudo de topografia local para identificar se a elevatória será desativada ou se a rede precisará ser refeita. O estudo pode levar até 90 dias”, disse Zércio.
Esse ano, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Linhares já registrou mais de 20 episódios de vandalismo. “A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Movelar, por exemplo, já foi depredada seis vezes. Pedimos encarecidamente à população que esses casos sejam denunciados pelos telefones 153, da Guarda Civil Municipal, ou 190, da Polícia Militar”, frisou o diretor de Operações do Saae.