Foi assinado nesta sexta-feira (23) o convênio que autoriza a construção de uma ponte sobre a Lagoa do Aviso, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. A obra visa interligar os bairros Interlagos e Aviso, beneficiando diretamente mais de 181 mil moradores da região. A intervenção busca solucionar o intenso fluxo de veículos e melhorar a mobilidade urbana no município.
Com extensão de 155 metros, a ponte terá infraestrutura para pedestres, ciclistas, carros e motos. O investimento total é de R$ 42 milhões, oriundos do Governo do Estado. A expectativa é que a nova ligação reduza o tempo de deslocamento entre os bairros, além de facilitar o acesso a serviços públicos e integrar diferentes áreas urbanas e turísticas de Linhares. O prazo de execução é de 720 dias (24 meses).

Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, realizada no local da futura obra, o governador Renato Casagrande afirmou: “É uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura: um repasse de recursos de 42 milhões e 300 mil reais. Uma ponte que vai ligar o bairro Interlagos ao bairro Aviso”.
Além da ponte, o projeto prevê a revitalização da Avenida Padre Manoel da Nóbrega e do acesso à Rodovia ES-248. Estão planejadas obras de pavimentação asfáltica em 35 mil metros quadrados, calçamento em concreto em sete mil metros quadrados, implantação de 381 metros de rede de drenagem, plantio de 483 metros quadrados de grama e execução de oito mil metros quadrados de hidrossemeadura, técnica utilizada para controle de erosão e recuperação ambiental.
O prefeito Lucas Scaramussa destacou a importância da obra para o cotidiano da população. “Essa obra liga duas grandes economias, dois grandes centros de serviços. Uma família que sai hoje do Interlagos 2, lá no final, para dar a volta e chegar ao Aviso de bicicleta, leva quase uma hora. Com a ponte, vai fazer isso em cinco minutos”, disse.
Segundo Casagrande, a ponte se soma a outras intervenções em curso que visam melhorar o acesso a localidades como Povoação e Regência. “É um novo fluxo, um novo roteiro de mobilidade que a gente vai ter aqui em Linhares, uma conexão da cidade com a área litorânea, com as praias de Linhares”, afirmou.