A goiaba é uma fruta tropical originária da América Central e do Sul, amplamente cultivada e apreciada no Brasil e muito rica em fibras, antioxidantes e outros nutrientes, como as vitaminas A, B e C, ajudando a melhorar a saúde gastrointestinal, aumentar as defesas do organismo, favorecer a perda de peso e promover a saúde da pele. Sua polpa que varia entre tons de branco e vermelho, seu sabor doce e aroma marcante a tornam uma presença constante em diversas preparações culinárias. Além de deliciosa, ela é reconhecida por seus inúmeros benefícios à saúde, sendo uma aliada valiosa para quem busca uma alimentação equilibrada.
Todos os benefícios da goiaba são devido às suas propriedades antioxidantes, antidiabéticas, anti-hipertensivas, anti-inflamatórias, analgésicas, hipocolesterolêmicas, antiespasmódicas, antimicrobianas e adstringentes.
O nome científico da goiaba é Psidium guajava, tem um sabor doce e a sua polpa pode ser rosada, branca, vermelha, amarela ou alaranjada, podendo ser consumida inteira, na forma de suco, sobremesas ou chás, que são feitos utilizando as folhas da goiaba.
Os principais benefícios da goiaba para a saúde são:
1. Melhora a digestão
A goiaba é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhorando a digestão. Além disso, quando se ingere com casca, ajuda a combater a acidez do estômago, sendo excelente para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.
2. Aumenta as defesas do organismo
A goiaba é uma das frutas mais ricas em vitamina C, um nutriente que ajuda a aumentar as células de defesa do organismo, melhorando o sistema imunológico e fazendo com que exista uma maior resistência contra vírus ou bactérias.
3. Melhora a diarreia
Alguns estudos científicos indicam que o extrato das folhas de goiaba possui propriedade adstringente, antiespasmódica e antimicrobiana, o que ajuda a diminuir a diarreia e a dor abdominal, podendo ser consumido na forma de chá.
4. Favorece a perda de peso
Cada goiaba tem cerca de 54 calorias, podendo ser consumida numa dieta para baixar de peso como sobremesa ou lanche, já que também é rica em pectina, um tipo de fibra que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome.
5. Cuidar da saúde da pele
O consumo de goiaba rosa ou vermelha é excelente para a pele, pois é rica em licopeno, um composto antioxidante que ajuda a proteger a pele do dano causado pelos raios ultravioletas do sol, prevenindo, assim, o envelhecimento prematuro da pele.
Além disso, a goiaba contém vitamina C, um micronutriente que é necessário para a produção de colágeno no organismo, que é uma proteína fundamental para manter a elasticidade e a firmeza da pele.
6. Diminuir o colesterol ruim, o LDL
A goiaba é rica em fibras solúveis como a pectina e rica em vitamina C. As fibras solúveis facilitam a eliminação do colesterol através das fezes, reduzindo sua absorção, diminuindo sua quantidade no sangue e favorecendo sua excreção na bile.
Além disso, como contém antioxidantes, ajuda a prevenir a oxidação do colesterol LDL, assim como aumentar os níveis de HDL, também conhecido como colesterol bom.
7. Ajuda a regular a pressão arterial
Por ser rica em antioxidantes, especificamente polifenois, a goiaba ajuda a diminuir a pressão arterial, pois favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhora a função vascular.
Além disso, possui potássio, um mineral que favorece a excreção de sódio através da urina, ajudando também a regular a pressão.
8. Diminuir as cólicas menstruais
Alguns estudos indicam que o extrato de goiaba proveniente da suas folhas poderia ajudar a reduzir a intensidade das cólicas menstruais, já que possui propriedades analgésicas capazes de aliviar a dor e o mal estar.
9. Prevenir e melhorar a anemia
A vitamina C presente na goiaba favorece a absorção de ferro a nível intestinal, devendo essa fruta ser consumida juntamente com os alimentos ricos em ferro de origem vegetal, prevenindo o desenvolvimento da anemia e melhorando os sintomas.
10. Regular o açúcar no sangue
A goiaba é uma fruta rica em fibras que ajuda a regular o açúcar no sangue, além de que as folhas desse fruto são ricas em polifenóis e triterpenos, compostos que ajudam a modular o metabolismo do glicogênio.
11. Diminuir o risco de câncer
O extrato das folhas de goiaba possui propriedade antioxidante e antitumorais, podendo ajudar a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como de pulmão, colorretal, cervical, de mama e gástrico.
Propriedades da goiaba
A goiaba possui propriedades digestivas, imunoestimulantes, hipoglicemiantes, anticancerígenas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, hipolipemiantes, antianêmicas, antidiarreicas e antiobesidade.
Isso porque a goiaba possui alguns compostos bioativos, como vitamina C, polifenóis, triterpenos, fibras (como a pectina), potássio, entre outros.
Informação nutricional da goiaba
Na tabela a seguir são indicadas as informações nutricionais por cada 100 gramas da goiaba branca e da goiaba vermelha:
É importante ressaltar que para obter os benefícios citados acima, a goiaba deve ser consumida juntamente com uma alimentação saudável e balanceada, além da prática regular de atividade física.
Se deseja saber como incluir a goiaba numa alimentação saudável, procure um nutricionista.
Como consumir
A goiaba pode ser consumida ao natural, ou em preparações como sucos, vitaminas, compotas ou na forma de sorvete. Além disso, com as folhas da goiaba também é possível preparar chás medicinais.
Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de goiaba, a ingestão mínima diária recomendada de frutas é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g.
Cuidados importantes
Com uma polpa doce e suculenta, a goiaba pode ser consumida de diferentes formas, seja ao natural, em saladas de frutas ou em sobremesas como geleias, compotas e sorvetes. Além disso, é amplamente utilizada no preparo de sucos, vitaminas e até mesmo em receitas salgadas, como molhos e chutneys.
Apesar dos benefícios da goiaba para a saúde, seu consumo não substitui tratamentos médicos ou o acompanhamento de um profissional de saúde. Alimentos naturais podem contribuir para o bem-estar e auxiliar na prevenção de algumas condições, mas não devem ser usados como única forma de cuidado.