geral

Correios vão oferecer atendimento presencial para aposentados consultarem descontos no INSS

22 maio 2025 - 16:00

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo, com informações de Agência Gov

Share
A partir de 30 de maio, 4.730 agências em todo o Brasil estarão habilitadas para atender segurados que não conseguiram acessar os canais digitais
Correios vão oferecer atendimento presencial para aposentados consultarem descontos no INSS. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Atendimento presencial em agências dos Correios vai ampliar o acesso de aposentados, aposentadas e pensionistas a serviços de consulta de descontos realizados no benefício do INSS. A medida passa a valer a partir do dia 30 de maio, em 4.730 agências próprias dos Correios espalhadas por todos os estados do país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22), em entrevista coletiva com representantes do Ministério da Previdência Social, do INSS e dos Correios.

A iniciativa é voltada especialmente para os beneficiários que não conseguiram realizar a consulta pelos canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, o site oficial ou a central telefônica 135. Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o atendimento presencial deve ser buscado apenas quando não houver possibilidade de uso dos meios eletrônicos. “Não precisa correr. Não tem prazo final para esse procedimento de ressarcimento. Ele vai ficar aberto”, afirmou.

Capacitação de funcionários e serviços disponíveis
Para garantir o novo atendimento, cerca de 20 mil funcionários dos Correios passarão por treinamento a partir de 26 de maio. Nas agências habilitadas, os segurados poderão:

. Consultar a existência de desconto em benefício previdenciário;
. Solicitar contestação de desconto não autorizado;
. Confirmar a autorização de algum desconto;
. Consultar o resultado da contestação após 15 dias úteis;
. Analisar e contestar documentos apresentados por associações;
. Imprimir protocolo com orientações sobre como acompanhar o processo pelo telefone 135 ou pelo aplicativo.

Segundo o INSS, para realizar a consulta presencial é necessário apresentar apenas um documento de identificação. Caso o segurado esteja impossibilitado de comparecer, o atendimento poderá ser feito por uma terceira pessoa, desde que munida de procuração autenticada. Essa procuração permitirá apenas a consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.

Atendimento preferencial e estrutura
Nas unidades dos Correios que já utilizam sistema de gestão de fila, haverá senha específica para os atendimentos relacionados ao INSS. Nas demais, será destinado um caixa exclusivo, com prioridade para os segurados da Previdência.

Em locais onde não há agência habilitada, os funcionários dos Correios indicarão a unidade mais próxima. Estão sendo estudadas ações complementares, como atendimentos itinerantes, voltados especialmente para populações em regiões ribeirinhas e quilombolas.

Perfil dos atendidos e dados da Previdência
Apenas 2% dos atendimentos relacionados ao INSS ocorrem atualmente de forma presencial, o equivalente a cerca de dois milhões de pessoas. De acordo com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, essas são as pessoas mais vulneráveis, com menor acesso à tecnologia, e que necessitam de acolhimento e orientação presencial.

Até agora, 11 milhões de brasileiros já acessaram o aplicativo Meu INSS. para verificar se sofreram descontos. Desses, 5,7 milhões confirmaram não ter descontos. No entanto, cerca de 1,87 milhão de pessoas afirmaram que os descontos existentes não foram autorizados por elas.

0
0
Atualizado: 22/05/2025 18:56

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.