Um temporal alagou ruas e avenidas do balneário de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, na manhã desta segunda-feira (12). Pelo menos cinco escolas localizadas no litoral tiveram as aulas suspensas.
A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta para a cidade, devido à previsão de mais chuva forte nos próximos dias. O volume registrado entre a noite de domingo (11) e a manhã de segunda foi superior ao esperado, com Guriri sendo a região mais afetada.
A Prefeitura de São Mateus informou que bombas de sucção estão operando desde as 5h para escoar a água acumulada nas ruas. O município também pretende decretar situação de emergência para viabilizar o uso de uma bomba e uma tubulação que permitirão o lançamento da água no mar.
Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva pode ultrapassar 100 milímetros nas próximas 24 horas. A orientação à população é evitar áreas de risco e procurar abrigo em locais seguros.
Outras recomendações incluem acompanhar os boletins meteorológicos, proteger bens elevando móveis e eletrodomésticos em caso de alagamento iminente, e evitar o contato com a água acumulada, que pode estar contaminada.
Alerta de chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de Acumulado de Chuva com grau de severidade classificado como Perigo Potencial, válido até às 10h de terça-feira (13).
Segundo o instituto, é prevista chuva entre 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, o que representa baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com áreas vulneráveis.
O aviso abrange os municípios de São Mateus, Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares, Pedro Canário, Pinheiros e Sooretama.
As orientações incluem evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações em encostas, não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada e buscar mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).