Representantes do município de Jaguaré e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) se reuniram na manhã desta sexta-feira (9) para discutir a implantação da Casa do Agricultor. O projeto prevê a centralização de serviços voltados ao produtor rural, atualmente oferecidos em diferentes locais da cidade.
Participaram da reunião o diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel; o secretário municipal de Agricultura, Jordano Sossai; a arquiteta da Secretaria de Obras, Munique Brosseguini; e o superintendente Francisco Bittencourt. O objetivo foi alinhar a proposta para reunir, em um único espaço, atendimentos de órgãos como a Secretaria de Agricultura, Incaper, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
De acordo com Jordano Sossai, a iniciativa busca facilitar o acesso dos produtores aos serviços públicos. “Hoje, o agricultor precisa ficar indo em vários lugares para conseguir resolver seus problemas, uma vez que todos esses serviços poderiam estar na Casa do Agricultor, que seria um ponto de referência, reunindo tudo em um só lugar”, afirmou.
O Incaper avalia projetos semelhantes em outros municípios do Espírito Santo. Em Jaguaré, Broedel sugeriu a adoção de uma estrutura modular pré-fabricada, com possibilidade de conclusão da obra em até 60 dias.
O município possui uma planta-base do projeto, que passará por ajustes técnicos conforme orientações do Incaper. As modificações ficarão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras antes do envio para análise e elaboração do projeto final.