geral

Conclave: Fumaça preta no Vaticano indica que cardeais ainda não escolheram sucessor do Papa Francisco

07 maio 2025 - 16:15

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Primeira votação do conclave termina sem definição; processo segue com até quatro votações por dia a partir desta quinta-feira
Fumaça preta no Vaticano indica que cardeais ainda não escolheram sucessor do Papa Francisco. Foto: Reprodução/Vatican News

O conclave que vai definir o novo Papa da Igreja Católica teve início nesta quarta-feira (7), no Vaticano, mas a primeira votação terminou sem consenso entre os 133 cardeais eleitores. Às 16h (horário de Brasília), uma fumaça preta saiu pela chaminé da Capela Sistina, indicando que nenhum dos candidatos atingiu os dois terços dos votos necessários para ser eleito — o equivalente a pelo menos 89 votos.

Ritual tradicional e regras do conclave
O processo eleitoral segue regras rígidas e rituais tradicionais. Os cardeais se reuniram às 10h (de Brasília) na Basílica de São Pedro para a celebração da missa pro eligendo Pontifice, presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re. Em seguida, almoçaram na Casa Santa Marta e realizaram uma oração na Capela Paulina.

Às 16h30 (de Roma), todos os cardeais, vestidos com mantos vermelhos, caminharam em procissão até a Capela Sistina. Lá, prestaram um juramento coletivo e individual de sigilo absoluto sobre tudo o que ocorre durante o conclave. “Prometo e juro, assim que Deus me ajude e os Santos Evangelhos me guiem”, declararam. Após o chamado “extra omnes”, os portões da capela foram fechados, marcando o início oficial da votação.

Os votos são feitos em cédulas com a inscrição Eligo in Summum Pontificem (“Elejo como Sumo Pontífice”), nas quais os cardeais escrevem o nome de seu candidato de forma irreconhecível. Cada um se dirige ao altar, profere um juramento em latim e deposita o voto em uma urna, diante dos escrutinadores.

Como funciona a fumaça
A cor da fumaça emitida pela chaminé indica se houve ou não a escolha do novo Papa. No caso da fumaça preta, como ocorreu nesta quarta-feira, significa que nenhum candidato atingiu a maioria qualificada. A fumaça branca, que será acompanhada pelo toque dos sinos da Basílica de São Pedro, indicará a eleição de um novo pontífice.

O sistema de geração da fumaça é composto por dois fogões instalados na Capela Sistina. Um deles queima as cédulas de votação, enquanto o outro, elétrico, queima compostos químicos específicos para colorir a fumaça. A fumaça preta é produzida com perclorato de potássio, antraceno e enxofre. A branca, com clorato de potássio, lactose e breu de pinho.

Próximas votações
O conclave segue nesta quinta-feira (8) com até quatro votações por dia — duas pela manhã e duas à tarde. Contudo, apenas uma fumaça será liberada por turno de votação. Os horários previstos (horário de Brasília) são: 5h30 e 7h no período da manhã; 12h30 e 14h no período da tarde. A fumaça branca, se emitida, ocorrerá às 5h30 ou 12h30.

Se o novo Papa não for escolhido até o terceiro dia, os cardeais interromperão a votação por um dia de oração.

Favoritos ao papado
Segundo a plataforma de previsões Polymarket, o cardeal italiano Pietro Parolin lidera as apostas com 30% de chance de ser eleito. Ele é seguido pelo filipino Luis Antonio Tagle (19%), o italiano Matteo Zuppi (11%), o também italiano Pierbattista Pizzaballa (9%) e o ganês Peter Turkson (8%).

As duas últimas eleições papais — de Bento XVI em 2005 e de Francisco em 2013 — foram decididas em dois dias de votação. A maioria dos cardeais estima que o processo atual dure no máximo três dias; os mais cautelosos falam em até cinco.

Isolamento na Capela Sistina
Durante o conclave, os cardeais ficam isolados e têm todos os seus meios de comunicação confiscados. Eles dormem na Casa Santa Marta, mas se deslocam diariamente à Capela Sistina para as votações. Sob os afrescos de Michelangelo, o processo ocorre em absoluto sigilo.

0
0
Atualizado: 07/05/2025 16:25

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.