política

Federação: PP e União Brasil criam maior força política do país e lideram acesso ao fundo partidário

30 abr 2025 - 14:15

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Nova federação, chamada União Progressista, reúne 109 deputados, 14 senadores e mais de 12 mil vereadores. Da Vitória comandará articulação no Espírito Santo
PP e União Brasil criam federação com maior bancada, mais prefeitos e acesso a maior fatia do fundo partidário. Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Os partidos Progressistas e União Brasil oficializaram, na tarde desta terça-feira (29), em Brasília, a criação de uma federação partidária batizada de União Progressista (UP).

Com a formalização, as duas siglas passam a atuar de forma unificada em âmbito nacional e estadual, somando 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, 1.350 prefeitos, sendo sete de capitais, e mais de 12 mil vereadores e receberão as maiores fatias de recursos públicos para financiamento de campanhas eleitorais e pagamento de despesas partidárias.

O evento de lançamento ocorreu no Salão Nobre do Congresso Nacional e contou com a presença de lideranças das duas legendas. Do Espírito Santo, participaram o deputado federal Da Vitória, presidente estadual do Progressistas, o deputado federal Evair de Melo (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil).

Com a maior bancada da Câmara dos Deputados, a União Progressista se consolida como a principal federação partidária do país e já articula sua atuação nos estados. No Espírito Santo, a condução local ficará sob a responsabilidade de Da Vitória, que afirmou que a nova configuração política terá impacto direto nas eleições de 2026.

“A federação se torna o maior instituto político do Brasil. Temos 20% dos membros da Câmara dos Deputados, que é onde se mede o tamanho de cada partido. Será decisivo em qualquer projeto eleitoral tanto em nível federal quanto nos estados. Tenho a convicção de que teremos uma grande adesão de filiados na próxima janela partidária e formaremos chapas competitivas para as eleições do ano que vem”, declarou o parlamentar.

Sobre a construção da UP no Espírito Santo, Da Vitória afirmou que o processo será feito com diálogo entre os dois grupos. “Todos os membros terão voz ativa para colaborar com o projeto de futuro proposto pela União Progressista”, disse.

O comando nacional da federação ficará com os presidentes dos dois partidos, Ciro Nogueira (Progressistas) e Antônio Rueda (União Brasil). Ambos participaram da solenidade e fizeram a leitura do manifesto que estabelece os princípios da nova federação. Entre os compromissos anunciados estão a defesa da responsabilidade fiscal e social e o estímulo ao crescimento econômico e à competitividade.

“A União Progressista assume o compromisso de ser uma bússola de equilíbrio e racionalidade, atuando para que o país siga o rumo que o fará se tornar a grande nação que o aguarda”, afirmou Ciro Nogueira.

Para Antônio Rueda, o desempenho econômico abaixo do esperado nas últimas décadas demonstra a necessidade de uma nova abordagem. “Poderíamos ter feito mais. Podemos fazer mais. Iremos fazer mais!”, disse.

1
0
Atualizado: 30/04/2025 14:52

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.