geral

Casagrande indica Alexandre Puppim para vaga de desembargador no TJES

17 abr 2025 - 19:15

Redação Em Dia ES

Share
Advogado foi escolhido pelo governador a partir da lista tríplice formada pelo Tribunal de Justiça, pelo Quinto Constitucional da OAB
Casagrande indica Alexandre Puppim para vaga de desembargador no TJES. Foto: Reprodução

O advogado Alexandre Puppim foi o escolhido pelo governador Renato Casagrande (PSB) para ocupar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio do Quinto Constitucional da OAB. Puppim foi selecionado entre os três nomes da lista tríplice formada pelo próprio TJES e enviada ao chefe do Executivo estadual. Também concorriam à indicação os advogados Efem José Ribeiro e Vinícius Sant’Anna.

Em suas redes sociais, o governador escreveu: “Indiquei o nome do doutor Alexandre Puppim para a vaga do Quinto Constitucional da OAB no Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Parabenizo também os doutores Vinícius Sant’Anna e Efem Ribeiro por integrarem a lista tríplice — um reconhecimento pelo mérito, trajetória e compromisso com a advocacia capixaba.”

Perfil do novo desembargador do TJES
Alexandre Puppim é advogado há 27 anos, mestre em Direito, professor e palestrante. É sócio de um escritório com forte atuação em Vila Velha. Já havia chegado à lista tríplice formada pelo TJES na disputa de 2021. Em algumas ações, atua como advogado do governador Renato Casagrande.

Como funciona o Quinto Constitucional da OAB?
O chamado Quinto Constitucional é uma regra prevista no artigo 94 da Constituição Federal. Ela determina que um quinto dos assentos dos Tribunais de Justiça (como o TJES), dos Tribunais Regionais Federais, do Trabalho e da Justiça Militar deve ser ocupado por advogados e membros do Ministério Público com mais de dez anos de carreira, notório saber jurídico e reputação ilibada.

0
0
Atualizado: 17/04/2025 19:16

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.