Saúde

Com aumento de caso de arboviroses, Jaguaré reforça ações contra o Aedes aegypti

17 abr 2025 - 08:30

Redação Em Dia ES

Share
Secretaria de Saúde alerta para foco do mosquito em terrenos e residências; população é orientada a reforçar medidas de prevenção e permitir acesso de agentes às casas
Jaguaré registra mais de 680 casos de arboviroses em quatro meses e intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Foto: Divulgação

Entre janeiro e abril deste ano, o município de Jaguaré registrou 424 casos de dengue e 259 de chikungunya, segundo dados do Setor de Vigilância Ambiental. O crescimento no número de pessoas infectadas pelas doenças, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, tem levado moradores a buscarem atendimento na Unidade Mista de Internação (UMI), o que acendeu um alerta nas autoridades de saúde locais.

O levantamento da Vigilância aponta que a maior parte dos focos do mosquito está localizada dentro das próprias residências, especialmente em terrenos sujos e objetos que acumulam água parada. Diante do cenário, a Secretaria Municipal de Saúde solicita que a população redobre os cuidados com a limpeza dos imóveis e terrenos, além de permitir o acesso dos agentes de combate a endemias às casas para vistoria e eliminação de criadouros.

“Estamos intensificando as ações nos bairros com maior número de casos, mas é essencial que cada morador faça sua parte. A maior parte dos focos está dentro das residências”, destacou a equipe técnica da Vigilância Ambiental, em nota.

Além da eliminação de possíveis criadouros, os agentes fazem orientações sobre as formas de prevenção e os sintomas das arboviroses. No caso da dengue, os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, musculares e nas articulações, além de mal-estar, náuseas e vômitos. Já a chikungunya pode causar febre, manchas vermelhas na pele, dores intensas nas articulações, vermelhidão nos olhos e cansaço.

A Secretaria de Saúde também reforça a importância de permitir o acesso dos profissionais autorizados às residências. “Os agentes estão identificados e atuam em toda a cidade com foco na inspeção de calhas, caixas d’água, plantas, quintais e qualquer recipiente que possa acumular água. O trabalho deles é essencial para conter a proliferação do mosquito”, informou a pasta.

Como medida de apoio à população, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou orientações práticas para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Entre as principais recomendações estão:

– Não deixar água parada e destruir locais que sirvam de criadouro do mosquito;
– Manter caixas d’água, tonéis e reservatórios bem fechados e limpos;
– Lavar com frequência os bebedouros de animais e as bandejas externas de geladeiras;
– Retirar água acumulada em vasos de plantas e utilizar areia nos pratinhos;
– Evitar o acúmulo de lixo em quintais e terrenos baldios;
– Tampar vasos sanitários e dar descarga semanal em banheiros pouco utilizados;
– Permitir a entrada dos agentes de controle em residências e estabelecimentos.

Além disso, a Secretaria recomenda atenção redobrada com calhas, lonas, piscinas e objetos descartados que possam reter água da chuva, como latas, garrafas, tampinhas, pneus e sacolas plásticas.

As ações de prevenção estão sendo reforçadas em diversos bairros do município, com visitas domiciliares aos domingos. A programação completa das visitas de rotina será divulgada semanalmente nos canais oficiais da Prefeitura, com a indicação das localidades atendidas e os horários previstos. A recomendação é que os moradores fiquem atentos aos comunicados e colaborem com a ação dos agentes.

A Vigilância Ambiental orienta ainda que, ao identificar sintomas compatíveis com dengue, chikungunya ou zika, a pessoa procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento adequado.

1
0
Atualizado: 17/04/2025 10:19

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.