Banhistas foram atacados por piranhas na Lagoa do Canto Grande, região de Córrego Farias, interior de Linhares, Norte do Espírito Santo. Um motorista de caminhão, de 53 anos, e uma criança de 5 anos são as vítimas.
O homem sofreu uma mordida no pé, enquanto a menina foi ferida na perna. A criança teve que receber vários pontos no ferimento, enquanto o caminhoneiro teve que fazer enxerto no dedo do pé.
O dono da propriedade onde ocorreu o ataque disse que foi a primeira vez que isso aconteceu. Ele disse que irá instalar telas no perímetro usado pelos banhistas para evitar que novos ataques de piranhas ocorram.
Acrescentou que durante a piracema, período de reprodução dos peixes, “as piranhas tornam-se mais agressivas para proteger seus ninhos, principalmente em áreas com aguapés, onde se reproduzem. Tanto machos quanto fêmeas mordem intrusos como forma de defesa”, disse. Aguapé, é uma vegetação aquática.
A prefeitura informou que alerta os banhistas “a evitarem águas calmas e turvas, especialmente em áreas com vegetação nas margens das lagoas, locais preferidos para a reprodução da espécie”.
Biólogos afirmam que os ataques de piranha geralmente ocorrem durante o período da “piracema”, que é a época de reprodução dos peixes.
O propósito desses ataques, na opinião deles, seriam para proteger os ovos e filhotes contra possíveis predadores maiores. Em nota, a prefeitura de Linhares disse que uma equipe da secretaria de Meio Ambiente irá ao local para avaliar a situação.