O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), novo presidente da Câmara, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve repetir “o que Bolsonaro fez” e seguir falando só para uma “bolha”. A fala foi em entrevista publicada pelo Globo nesta sexta-feira (07).
“Não podemos, em um país complexo como o Brasil, ficar refém de posicionamentos ideológicos. Quem mais precisa quer resultado. O governo precisa entender isso. Não adianta Lula fazer o que Bolsonaro fez e ficar o tempo todo falando para uma bolha que o faz errar”, disse Motta.
O deputado afirma que o governo Lula tem pontos positivos, como o Minha Casa, Minha Vida e o Pé-de-Meia, mas defende que a gestão do petista deve discutir a responsabilidade com as contas públicas.
“Do ponto de vista econômico, o governo tem vacilado e deixado de tomar decisões necessárias. Isso tem trazido instabilidade”, afirmou.
Sobre a proposta que anistia os condenados pelos atos extremistas do 8 de Janeiro, Motta afirmou que a pauta cria tensão com o STF e o Executivo por não existir um consenso.
“Não faremos uma gestão omissa. Enfrentaremos os temas, mas com responsabilidade e sem tocar fogo no país”, declarou.
O deputado mencionou conversa com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o tema e disse ter ouvido um pedido para “não prejudicar a pauta” caso um acordo seja feito no colégio de líderes e se “houver ambiente na Casa”. Já em reunião com o PT, os integrantes da sigla pediram que o tema não ande na Câmara.