A montadora chinesa BYD, maior importadora de veículos do Brasil, anunciou nesta segunda-feira (27) que pretende repetir, em 2025, o desempenho alcançado no ano passado nas operações de importação e nacionalização de carros. A confirmação ocorreu durante uma reunião entre o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, e executivos da empresa, em São Paulo (SP).
De acordo com Ricardo Ferraço, 95 mil dos 135 mil veículos elétricos e híbridos importados pela BYD em 2024 chegaram ao Brasil pelo Espírito Santo. O estado, que se destaca por sua infraestrutura portuária e incentivos fiscais, continuará como o principal polo logístico da empresa no país. “Renovamos essa parceria comercial para 2025, o que significa mais atividade econômica, especialmente em Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra e Aracruz. Nosso complexo portuário, somado à capacidade de nacionalização eficiente e aos incentivos, faz a diferença no momento da tomada de decisão pela empresa”, afirmou Ferraço.
O vice-governador destacou que as operações têm gerado impactos positivos na economia regional. “Somente para a remoção dos veículos dos portos, cerca de mil caminhões estão envolvidos, criando empregos diretos e indiretos associados às operações”, explicou.
Durante o encontro com Peipei Cao, CFO da BYD Brasil, e Leonardo Felippe, gerente de Supply da empresa, Ferraço apresentou avanços logísticos implementados no âmbito do ParklogBR/ES, programa estruturante instituído pelo Governo do Espírito Santo em setembro de 2024. O plano visa fomentar o desenvolvimento de terminais portuários, rodovias, ferrovias e áreas empresariais em municípios estratégicos, incluindo Aracruz, Linhares, Colatina, Serra e outros.
Outro destaque é a nova rota de importação inaugurada pela BYD no Porto de Portocel, em Aracruz. A empresa ampliou a movimentação de veículos pelo estado e prevê utilizar, no futuro, o porto de águas profundas em construção na região. O terminal, desenvolvido pela Imetame, será capaz de receber navios de grande porte que transportam até seis mil veículos, reforçando o potencial logístico do Espírito Santo. “Esse investimento privado permitirá ampliar os bons resultados do comércio internacional, que é uma vocação do nosso estado”, afirmou Ferraço.
A criação da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil, localizada em Aracruz, também foi destacada como um diferencial estratégico para atrair novos negócios e consolidar o Espírito Santo como um hub logístico de relevância nacional.