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‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres são indicados a 3 categorias no Oscar 2025

23 jan 2025 - 11:00

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

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Filme brasileiro dirigido por Walter Salles disputa a maior categoria da premiação pela primeira vez, e Fernanda Torres concorre ao prêmio de Melhor Atriz
Ainda Estou Aqui" faz história no Oscar 2025 com três indicações, incluindo Melhor Filme. Foto: Divulgação

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” alcançou um marco histórico nesta quinta-feira (23) ao ser indicado em três categorias no Oscar 2025, incluindo a principal, Melhor Filme. É a primeira vez que uma produção inteiramente nacional disputa a maior honraria da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O longa também concorre como Melhor Filme Internacional e rendeu a Fernanda Torres uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz.

A cerimônia será realizada no dia 2 de março, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.

Dirigido por Walter Salles, “Ainda Estou Aqui” é o primeiro longa original da Globoplay e adapta o livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. A obra retrata a transformação de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos, que, após o desaparecimento e assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), durante a ditadura militar, se tornou uma das maiores ativistas de Direitos Humanos no Brasil. Fernanda Torres interpreta Eunice na juventude, enquanto Fernanda Montenegro dá vida à personagem em sua velhice.

O Brasil no Oscar
Com as indicações de “Ainda Estou Aqui”, o Brasil soma cinco participações na categoria Melhor Filme Internacional, anteriormente conhecida como Melhor Filme Estrangeiro. As produções indicadas anteriormente incluem “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996), “O Que É Isso, Companheiro?” (1998) e “Central do Brasil” (1999). No entanto, esta é apenas a segunda vez que um filme brasileiro concorre ao prêmio de Melhor Filme, 40 anos após “O Beijo da Mulher-Aranha” (1985), de Héctor Babenco, filme feito em parceria com a Argentina. É a primeira vez que um filme inteiramente brasileiro é indicado a maior categoria da premiação.

Até hoje, o Brasil nunca conquistou uma estatueta no Oscar, apesar de já ter sido indicado em 13 ocasiões, considerando produções nacionais e coproduções com outros países. A primeira indicação brasileira ocorreu em 1960, com “Orfeu Negro”.

Reconhecimento internacional
A performance de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui” tem sido amplamente reconhecida pela crítica internacional. No início de janeiro, a atriz venceu o Globo de Ouro 2025 na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama, marcando a primeira vez que uma brasileira conquista esse prêmio. Durante seu discurso de agradecimento, Fernanda dedicou a vitória à sua mãe, Fernanda Montenegro, que havia sido indicada na mesma categoria 25 anos antes por “Central do Brasil”.

“Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos, e isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo, tanto medo”, disse Fernanda Torres em seu discurso. A atriz também agradeceu ao elenco e à equipe do filme, incluindo Selton Mello e Walter Salles.

Além do Oscar, o filme também está concorrendo ao BAFTA 2025, conhecido como o “Oscar britânico”, na categoria Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, concorrendo com outras produções de destaque como “Tudo Que Imaginamos Como Luz” (Índia), “Emilia Pérez” (França), “Kneecap” (Irlanda) e “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha). Apesar da indicação do filme, Fernanda Torres não foi selecionada para a categoria de atuação na premiação britânica. A cerimônia do BAFTA será realizada em 16 de fevereiro, apresentada pelo ator escocês David Tennant.

Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2025:

Melhor Filme
“Anora”
“O Brutalista”
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave”
“Duna: Parte 2”
“Emilia Pérez”
“Ainda Estou Aqui”
“Nickel Boys”
“A Substância”
“Wicked”

Melhor Direção
Sean Baker por “Anora”
Brady Cobert por “O Brutalista”
James Mangold por “Um Completo Desconhecido”
Jacques Audiard por “Emilia Pérez”
Coralie Fargeat por “A Substância”

Melhor Ator
Adrien Brody, por “O Brutalista”
Timothée Chalamet, por “Um Completo Desconhecido”
Colman Domingo, por “Sing Sing”
Ralph Fiennes, por “Conclave”
Sebastian Stan, por “O Aprendiz”

Melhor Atriz
Cynthia Erivo, de “Wicked”
Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez
Mikey Madison, por “Anora”
Demi Moore, por “A Substância”
Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui”

Melhor Filme Internacional
“Ainda Estou Aqui”
“The Girl with the Needle”
“Emilia Pérez”
“The Seed of the Sacred Fig”
“Flow”

Melhor Ator Coadjuvante
Yura Borisov
Kieran Culkin
Edward Norton
Guy Pearce
Jeremy Strong

Melhor Atriz Coadjuvante
Monica Barbaro, por “Um Completo Desconhecido”
Ariana Grande, por “Wicked”
Felicity Jones, por “O Brutalista”
Isabella Rossellini, por “Conclave”
Zoe Saldaña, por “Emilia Pérez”

Melhor Canção Original
“El Mal”, de “Emilia Pérez”
“The Journey”, de “The Six Triple Eight”
“Like a Bird”, de “Sing Sing”
“Mi Camino”, de “Emilia Pérez”
“Never Too Late”, de “Elton John: Never Too Late”

Melhor Figurino
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave”
“Gladiador II”
“Nosferatu”
“Wicked”

Melhor Cabelo e Maquiagem
“Um Homem Diferente”
“Emilia Pérez”
“Nosferatu”
“A Substância”

Melhor Trilha Sonora Original
“O Brutalista”
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Wicked”
“Robô Selvagem”

Melhor Curta-Metragem em Live-Action
“A Lien”
“Anuja”
“I’m Not a Robot”
“The Last Ranger”
“The Man Who Could Not Remain Silent”

Melhor Animação em Curta-Metragem
“Beautiful Men”
“In the Shadow of the Cypress”
“Magic Candies”
“Wander to Wonder”
“Yuck!”

Melhor Roteiro Adaptado
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Nickel Boys”
“Sing Sing”

Melhor Documentário
“Black Box Diaries”
“No Other Land”
“Porcelain War”
“Soundtrack to A Coup D’Etat”
“Sugarcane”

Melhor Documentário de Curta-Metragem
“Death By Numbers”
“I am Ready, Warden”
“Incident”
“Instruments of a Beating Heart”
“The Only Girl in the Orchestra”

Melhor Animação
“Flow”
“DivertidaMente 2”
“Memoir of a Snail”
“Wallace e Gromit: Vengeance Most Fowl”
“O Robô Selvagem”

Melhor Design de Produção
“O Brutalista”
“Conclave”
“Duna: Parte 2”
“Nosferatu”
“Wicked”

Melhor Edição
“Anora”
“O Brutalista”
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Wicked”

Melhor Som
“Um Completo Desconhecido”
“Duna: Parte 2”
“Emilia Pérez”
“Wicked”

Melhores Efeitos Visuais
“Alien: Romulus”
“Better Man”
“Duna: Parte 2”
“O Reino do Planeta dos Macacos”
“Wicked”

Melhor Fotografia
“O Brutalista”
“Duna: Parte 2”
“Emilia Pérez”
“Maria”
“Nosferatu”

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Atualizado: 23/01/2025 11:27

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