Uma audiência pública realizada no Palácio Anchieta, na última quarta-feira (15), apresentou detalhes do Corredor Ferroviário Centro Leste, um ambicioso projeto que promete transformar a logística do Espírito Santo e do Brasil. O empreendimento, liderado pelo Grupo Petrocity, prevê a construção de quatro ferrovias que conectam a costa capixaba, em São Mateus, ao interior do país.
Segundo informações de Edu Kopernick, do Folha Vitória, a estimativa é que a obra gere quase 24 mil empregos diretos e indiretos durante sua implantação e mais de 1,7 mil vagas na operação.
O que é o Corredor Ferroviário Centro Leste?
O projeto consiste em 2.160 quilômetros de linhas férreas divididas em quatro ferrovias:
– EF-030: Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, conectando São Mateus, Barra de São Francisco e Brasília.
– EF-456: Estrada de Ferro Minas Espírito Santo, ligando Barra de São Francisco a Santana do Paraíso.
– EF-355: Estrada de Ferro Planalto Central, que interliga Brasília a Mara Rosa.
– EF-A20: Estrada de Ferro Corumbá de Goiás, conectando Anápolis.
A previsão é que as obras sejam iniciadas em 2026, com operação total programada para 2031. O custo estimado do empreendimento é de R$ 35 bilhões, com investimentos provenientes da iniciativa privada.
Empregos
O pico de contratações deve atingir 19.500 vagas diretas e 3.910 indiretas. Durante a operação, estão previstos 1.787 postos de trabalho, abrangendo áreas de manutenção, supervisão, gerência e funções administrativas.
Durante o evento, o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, destacou que o Serviço Social da Indústria (Sesi) está preparado para qualificar os trabalhadores que atuarão no projeto. “A infraestrutura é essencial para o desenvolvimento. Estamos a 1.200 km dos maiores centros econômicos do país, e um projeto como este consolida o Espírito Santo como um hub logístico estratégico”, afirmou Baraona.
O presidente do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, detalhou as fases de desenvolvimento do Corredor Ferroviário. Ele confirmou que as desapropriações necessárias para a obra começarão ainda este ano e solicitou o apoio do governo estadual para isenção total do ICMS, com base na decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).
O governador Renato Casagrande, presente na audiência, garantiu suporte ao projeto e ressaltou a importância das ferrovias para o fortalecimento econômico do Espírito Santo. “Queremos nos conectar cada vez mais ao mundo, e o Corredor Ferroviário Centro Leste é essencial para que isso aconteça”, afirmou.
Além das ferrovias, o Grupo Petrocity trabalha na implantação do porto de São Mateus e no desenvolvimento de projetos voltados à exploração de gás natural no Norte do Estado. A fabricação de quatro rebocadores já foi encomendada, reforçando o papel do Espírito Santo como polo logístico e energético.
O Corredor Ferroviário Centro Leste representa uma das maiores iniciativas de infraestrutura em curso no Brasil, com potencial para redefinir o transporte de cargas e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.