Nas últimas 24 horas, Linhares registrou um acumulado de 54 milímetros de chuva, tornando-se a quinta cidade com maior volume de precipitação no Espírito Santo no período. O impacto foi sentido, principalmente, nas comunidades de Regência, Povoação e São Rafael, no interior do município, onde as condições das estradas têm dificultado o acesso e a rotina dos moradores. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram ônibus e caminhões atolados na lama.
“Está uma situação muito complicada aqui. As ruas precisam de manutenção, com buracos por toda parte. O ponto mais crítico é a estrada que dá acesso a Regência. É uma situação muito crítica mesmo”, relatou um morador de Regência ao Em Dia ES.
Na madrugada desta quarta-feira (8), uma gestante moradora de Povoação foi socorrida pela Guarda Civil Municipal. Ela foi levada a um hospital de Linhares, onde passou por exames e foi liberada após atendimento.
Procurada pelo Em Dia ES, a Prefeitura de Linhares informou que equipes de várias secretarias municipais foram mobilizadas para atender às regiões mais afetadas. As ações incluem manutenção e desobstrução de sistemas de drenagem, poda, capina, roçagem, tapa-buracos e pavimentação. “Desde a manhã de hoje, equipes ampliaram os trabalhos para garantir a mobilidade urbana e evitar alagamentos nas ruas e avenidas da sede de Linhares”, detalhou.
Já o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que “uma equipe está monitorando o trecho devido às fortes chuvas. Assim que o tempo estiver firme e seco, serão realizados os serviços necessários para melhorias”. O órgão orienta “prudência ao trafegar nos trechos não pavimentados durante este período de chuvas”.
A Prefeitura de Linhares lembra, ainda, que a Defesa Civil Municipal monitora as regiões de risco e qualquer emergência deve ser acionada no telefone 27 98115 0511.