A cidade de Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, registrou o maior volume de chuvas no Estado nas últimas 24 horas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, foram mais de 125 milímetros acumulados entre as 6h da manhã de terça-feira (7) e as 6h desta quarta-feira (8).
Por telefone, o prefeito do município, Bruno Pella, informou que 225 pessoas estão desalojadas, sendo a maioria abrigada na casa de parentes. Outras 25 pessoas foram levadas para a Escola Novo Saber, no centro da cidade, que está sendo usada como abrigo provisório.
“O rio que corta a cidade subiu quase três metros acima do nível normal, alagando casas e lojas. Pedimos o apoio do Corpo de Bombeiros, que enviou lanchas e profissionais para o resgate dos desalojados”, relatou o prefeito.
Pella destacou ainda que recebeu uma ligação do governador Renato Casagrande, que ofereceu apoio ao município. “Tivemos quedas de barreiras no interior do município e contamos com o auxílio do Departamento de Edificações e Rodovias (DER/ES) para restabelecer as passagens”, acrescentou.
A prefeitura de Linhares, município vizinho, enviou caminhões-pipa com água potável. Equipes da Defesa Civil de Linhares, sob a coordenação do secretário de Segurança Pública, Eduardo Costa Negro, estão mobilizadas para auxiliar Rio Bananal.
Atualmente, o nível do Rio Bananal está cerca de dois metros acima da cota normal, mas, segundo autoridades locais, vem apresentando queda gradual.