geral

Fim de semana é marcado por tragédias no Brasil

23 dez 2024 - 09:43

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Acidentes com aviões, colapso de ponte e desabamento mobilizam autoridades e deixam dezenas de mortos e feridos
Fim de semana é marcado por tragédias no Brasil. Montagem: Defesa Civil RS/Divulgação | Corpo de Bombeiros Militar/MG | Bombeiros Militar/Governo do Tocantins

O fim de semana foi marcado por tragédias no Espírito Santo e no Brasil, envolvendo desastres com aviões, colapso de uma ponte e desabamentos. Entre os episódios estão a colisão entre um ônibus e uma carreta em Minas Gerais, que deixou 41 mortos, a queda de um avião em Gramado (RS), com 10 vítimas fatais e feridos em terra, além do desabamento de uma ponte entre Maranhão e Tocantins, com mortes e desaparecidos.

LEIA TAMBÉM:

Homem é executado a tiros neste domingo (22) em Linhares 

Colisão em Minas Gerais
Na madrugada de sábado (21), um acidente envolvendo uma carreta que transportava um bloco de granito e um ônibus de viagem causou 41 mortes na BR-116, em Teófilo Otoni, Minas Gerais. A colisão aconteceu após o bloco de granito se soltar da carreta e atingir o ônibus, que seguia no sentido contrário. O impacto provocou um incêndio no veículo.

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, até o momento, 11 corpos foram identificados e dois liberados para os familiares. Três ocupantes de um carro que também se chocou contra a carreta ficaram gravemente feridos.

O motorista da carreta, apontado como responsável pelo excesso de peso no transporte, está foragido e tem a carteira de habilitação suspensa. A Polícia Civil realiza buscas no Espírito Santo e na Bahia. Ele já havia sido flagrado em uma blitz da Lei Seca anos atrás, recusando o teste do bafômetro.

Colisão em Minas Gerais. Foto: Corpo de bombeiros Militar/MG

Avião cai em Gramado
No domingo (22), um acidente aéreo em Gramado (RS) resultou na morte de 10 pessoas, todas ocupantes de uma aeronave bimotor modelo PA-42 Cheyenne. Entre as vítimas estão o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, sua família e outros parentes.

O avião, que havia decolado de Canela (RS) com destino a Jundiaí (SP), caiu minutos após o voo, atingindo uma chaminé, uma residência e uma loja de móveis. A tragédia também deixou 17 pessoas feridas em terra, duas delas em estado grave, com queimaduras.

Por conta do acidente, a programação do tradicional evento Natal Luz foi cancelada. A Polícia Civil e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigam as causas do acidente, enquanto o Corpo de Bombeiros atua na retirada dos destroços.

Avião cai em Gramado. Foto: Defesa Civil RS/Divulgação

Desabamento de ponte entre Maranhão e Tocantins
Também no domingo (22), a ponte Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Maranhão e Tocantins pela BR-226, desabou, resultando em duas mortes confirmadas e pelo menos dois desaparecidos.

O colapso ocorreu por volta de 14h50, levando ao rio três caminhões, três motocicletas e um carro. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o vão central da estrutura cedeu, e as causas ainda serão investigadas.

As buscas por sobreviventes foram interrompidas temporariamente devido ao transporte de ácido sulfúrico por um dos caminhões. Segundo as autoridades, as más condições da ponte haviam sido denunciadas recentemente por moradores.

Rotas alternativas foram indicadas para motoristas, devido à interdição total da ponte.

Desabamento de ponte entre Maranhão e Tocantins. Foto: Bombeiros Militar/Governo do Tocantins

Desabamento no Rio de Janeiro durante chuvas
No bairro de Acari, zona norte do Rio de Janeiro, o desabamento de um imóvel deixou 11 pessoas feridas, incluindo seis crianças. Todas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, e seis já receberam alta.

Além disso, outros deslizamentos de terra e alagamentos foram registrados na Baixada Fluminense, provocando danos materiais e dificultando o trânsito.

Autoridades lamentam as tragédias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, manifestaram solidariedade às vítimas e suas família

“Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de 30 vítimas fatais do acidente em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Rezo pela recuperação dos sobreviventes dessa terrível tragédia. A Polícia Rodoviária Federal está no local do acidente, e o governo federal se coloca à disposição da prefeitura de Teófilo Otoni e do governo de Minas Gerais para tudo o que for necessário”, afirmou o presidente.

“Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível”, comentou Lula.

“Uma sequência de tragédias nos entristece profundamente: o acidente aéreo em Gramado, o acidente de ônibus em Minas e o acidente que vitimou 5 pessoas em São Mateus. Minha solidariedade às famílias e amigos das vítimas. Que encontrem força neste momento tão difícil”, disse Casagrande.

0
0
Atualizado: 23/12/2024 18:08

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.