economia

Espírito Santo registra criação de 4.296 empregos formais em outubro

11 dez 2024 - 16:36

Redação Em Dia ES

Share
Estado mantém saldo positivo pelo terceiro mês consecutivo; setor de serviços lidera no acumulado do ano, mas comércio se destaca em outubro
Espírito Santo registra criação de 4.296 empregos formais em outubro. Foto: Leonidas Santana / Getty Images

O Espírito Santo alcançou a marca de 4.296 empregos formais criados em outubro de 2024, consolidando o terceiro mês consecutivo de saldo positivo na geração de vagas. O número é a diferença entre as admissões e os desligamentos registrados no mês, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisados pelo Connect Fecomércio-ES.

Os setores que mais contribuíram para o saldo positivo em outubro foram comércio (1.851 novas vagas), indústria (1.484) e serviços (1.193). Por outro lado, construção civil (-67) e agropecuária (-167) apresentaram saldos negativos, com mais desligamentos do que admissões. O saldo do mês representa um crescimento de 28% em relação ao mesmo período de 2023.

Desde janeiro, o estado acumula 41.785 novos empregos com carteira assinada, uma média de 4.179 vagas por mês. Este desempenho é 5,8% superior ao saldo registrado entre janeiro e outubro de 2023, que somou 39.511 novas vagas. Entre os setores, o destaque no acumulado do ano é o de serviços, que concentrou mais da metade das oportunidades (50,7%), com 21.203 postos de trabalho.

“O comércio varejista inicia suas contratações em outubro para atender à demanda crescente dos meses seguintes, como Black Friday e Natal, que movimentam fortemente o setor”, explicou Ana Carolina Júlio, coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES. Segundo estimativas da instituição, em novembro, o comércio movimentou cerca de R$ 7,69 bilhões no Espírito Santo.

Comércio varejista e segmentos em destaque
Em outubro, o comércio varejista foi o segmento com maior volume de contratações dentro do setor comercial, responsável por 56,5% das vagas (1.046), seguido pelo atacado, com 37,4% (692). O número de empregos no comércio, de forma geral, foi 45,7% maior que o registrado no mesmo mês de 2023.

Os principais segmentos que impulsionaram as contratações foram:
. Supermercados: 246 contratações;
. Artigos do vestuário e acessórios: 166;
. Produtos de padaria e similares: 141;
. Produtos farmacêuticos sem manipulação: 123;
. Calçados e artigos de viagem: 92.

Ana Carolina destacou ainda a relevância do comércio varejista para a geração de empregos nos últimos meses do ano, especialmente para vagas temporárias. “Esse segmento desempenha um papel central nas contratações nos meses finais do ano, criando oportunidades para atender à alta demanda do período de maior movimentação”, afirmou.

Entre os municípios capixabas, Aracruz foi o principal destaque na geração de empregos em outubro, com 1.209 novos postos de trabalho. A indústria local respondeu por 1.021 destas vagas, o equivalente a 84,4% do saldo do município e 23,8% do total estadual no mês. Vitória e Itapemirim também figuraram no topo da lista, com 593 e 537 empregos gerados, respectivamente. Em Itapemirim, o comércio (367) e os serviços (202) foram os setores de maior contribuição.

Apesar do mercado de trabalho aquecido e da taxa de desemprego em um dos níveis mais baixos do país (4,1%), as empresas enfrentam dificuldades crescentes para contratar e reter trabalhadores. “Cresce a concorrência por profissionais, exigindo das empresas condições mais atrativas para captar e reter mão de obra”, explicou Ana Carolina Júlio.

0
0
Atualizado: 11/12/2024 16:36

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.