Um ato simbólico marcou o encerramento da Campanha dos 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero em Linhares nesta terça-feira (10), com o plantio de 10 ipês amarelos na Linha Verde, na Lagoa do Meio. A ação rememora mulheres vítimas de feminicídio no município, em uma iniciativa que busca sensibilizar a sociedade para a violência de gênero e preservar o meio ambiente.
A iniciativa une a luta contra o feminicídio à preservação ambiental, eternizando a memória das vítimas. Segundo Milla Pião Moreira Vieira, assistente social da Prefeitura de Linhares, o ato é um tributo às trajetórias interrompidas e um apelo para a conscientização sobre a violência contra as mulheres.
“Nesse espaço, vamos garantir que essas mulheres nunca sejam esquecidas. Nós mulheres precisamos denunciar o abuso antes que o pior aconteça. Denuncie! A denúncia é importante para proteção da vítima e também para acionamento dos órgãos públicos no combate a esse tipo de violência”, afirmou Milla.
O plantio das árvores simboliza a resistência e a esperança, encerrando a campanha que teve como mote a importância da denúncia e do acolhimento às vítimas. O evento será aberto ao público, convidando a comunidade a refletir sobre o impacto da violência de gênero e a importância de ações preventivas.
Além da homenagem, outras atividades relacionadas ao enfrentamento da violência contra a mulher foram realizadas em Linhares e em outras cidades capixabas durante os 16 dias da campanha, incluindo rodas de conversa, palestras e campanhas de conscientização.
A Linha Verde é um dos principais pontos turísticos e ambientais de Linhares, conhecido por sua biodiversidade e apelo à sustentabilidade. A campanha também destacou os serviços disponíveis para mulheres em situação de vulnerabilidade, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e os canais de denúncia, como o Disque 180 e o 190.