O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), do Núcleo de Vigilância em Saúde, na Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), promoveu o 1º Encontro de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região Norte.
O evento aconteceu entre os dias 12 e 14 de novembro, no Hotel Cricaré, em Conceição da Barra, e contou com a participação de 120 trabalhadores, referências técnicas e gestores da Saúde de 13 dos 14 municípios que compõem a regional Norte de Saúde, além de autoridades estaduais e nacionais ligadas à Saúde e Direito do trabalhador.
Com o objetivo de mobilizar os atores que compõem a Vigilância em Saúde do Trabalhador e promover a interlocução entre os municípios, Estado e o Ministério Público do Trabalho (MPT), a chefe do Núcleo Especial da Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT) da Secretaria da Saúde (Sesa), Liliane Graça Santana, avaliou que a região Norte foi pioneira ao realizar o encontro.
“Esse é o momento de a gente se reunir para falar sobre as políticas do trabalhador; apresentar as diretrizes e os indicadores de Saúde propostos pelo Governo do Estado, e mostrar que existe um financiamento para as ações de Saúde do Trabalhador nas regiões. Esse conhecimento por parte dos gestores e referências técnicas nos municípios pode mudar a realidade dos trabalhadores”, declarou Liliane Graça Santana.
A coordenadora do Cerest Norte, Ana Lúcia de Lima, avaliou que o encontro superou a expectativa da organização tanto na adesão dos profissionais ao evento, quanto nos debates sobre Saúde do Trabalhador.
“Foi um encontro muito rico em relação aos temas discutidos nas oficinas e debates, que geraram um produto a ser implementado posteriormente. O resultado foi muito gratificante, fruto de um trabalho em equipe, e que servirá de motivação para que os próximos encontros aconteçam”, avaliou a coordenadora Ana Lúcia de Lima.
Uma das participantes, Maira Motta, é enfermeira do município de São Mateus e foi uma das responsáveis por implementar a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) no município. Durante o evento, ela apresentou a experiência com o núcleo e ressaltou a importância da Vigilância para a prevenção de acidentes laborais.
“A Visat é uma Vigilância que deveria existir há muito tempo e em todos os municípios devido a sua importância na redução da mortalidade da população trabalhadora e na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho”, ressaltou Maira Motta.
Saúde e Justiça
O evento contou com palestras, oficinas e debates que abordaram novas relações de trabalho, saúde mental, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), políticas de Saúde do Trabalhador, legislações e Direitos dos Trabalhadores.
A chefe Núcleo de Vigilância em Saúde da SRSSM, Tatiane Sardi, ressaltou a importância do evento para fortalecer a parceria entre os municípios e despertar as gestões municipais para a importância da consolidação de referências técnicas que atuem exclusivamente em ações de Saúde do Trabalhador.
“Foram três dias bem intensos e vimos a importância do fortalecimento das parcerias com os municípios junto às secretarias municipais de Saúde e com o MPT. O intuito desse encontro foi mostrar a relevância de terem uma referência técnica própria para a Saúde do Trabalhador. Eu acredito que isso foi bem sensibilizado e estamos animados com o resultado”, disse Tatiane Sardi.
A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), em São Mateus, Polyana de Fátima França, expôs que as subnotificações de acidentes de trabalho e os agravos de algumas atividades laborais na saúde dos trabalhadores são alguns dos desafios encontrados pelo órgão na região Norte do Estado. Para superá-los, Polyana França aponta para a necessidade do trabalho conjunto das instituições para serem criadas políticas públicas.
“A implementação dessas políticas podem evitar dor e sofrimento aos trabalhadores. A subnotificação foi um dos pontos conversados durante o evento. Acredito que a gente saiu mais consciente da necessidade de adotar medidas para combater esse problema. Atualmente, nós não temos dados precisos e a ausência deles nos dá a falsa impressão que não existem mazelas graves a serem combatidas aqui”, ponderou a procuradora Polyana França.
Experiências exitosas
Durante o Encontro, ainda foram apresentadas experiências exitosas em Saúde do Trabalhador desenvolvidas pelos municípios. Os trabalhos receberam votos dos participantes dos encontros e os três primeiros lugares foram premiados com um tablet, um leitor digital de livros e um HD externo. Todos os prêmios foram doados pelo MPT.
O trabalho mais votado foi o do psicólogo Murillo Barbosa Cabral, que compõe a Equipe Multiprofissional (eMulti) em Pinheiros, pelo Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). Em sua experiência, o profissional relatou sobre o projeto “O Cuidado com o Cuidador”, desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Galilea e multiplicado para outras UBS do município.
“Participar de um evento com essa dimensão de conhecimento nos provoca a repensar nossa postura e atuação dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Acredito que iniciativas como essa são essenciais para transformar o cuidado com o trabalhador. Meu projeto foi premiado com o primeiro lugar, mas acredito que o mérito é de toda a equipe. Foi a partir dos dias dedicados aos estudos, que conseguimos pensar nessa ação de cuidado com os trabalhadores de forma integral. O projeto nasceu a partir de relatos de cansaço da própria equipe e refletimos que, para oferecer cuidados de qualidade aos outros, precisamos estar bem também”, salientou Murillo Barbosa Cabral.
Trabalhos apresentados:
1º lugar
– O cuidado com cuidador: um olhar necessário sobre aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado do outro;
Autor: Murillo Cabral, de Pinheiros.
2° lugar
– Saúde Ocupacional: promovendo o autocuidado aos profissionais de saúde;
Autora: Cleidiane Pereira, de Mucurici.
3º lugar
– Implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador em São Mateus, município do Norte do ES: relato de experiência;
Autora: Maira Motta, de São Mateus.
4º lugar
– Cuidando de quem cuida: A saúde mental dos profissionais de saúde;
Autora: Maria de Fátima Falqueto, de Montanha.
5º lugar
– PAD (Programa de Assistência Dermatológica) – UFES em parceria com o município de Vila Pavão.
Autora: Jessica Correia, de Vila Pavão.