O município de Viana, no Espírito Santo, ganhará uma nova rota turística com o Polo Cervejeiro, aprovado nesta segunda-feira (11) por unanimidade na Assembleia Legislativa a partir do Projeto de Lei 565/2024. A proposta, de autoria do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), busca fomentar o turismo e a agricultura local, impulsionando a economia da região.
Aprovado com apoio das comissões de Justiça, Turismo e Finanças, o projeto recebeu uma emenda da Procuradoria que integra a rota ao anexo único da Lei 12.017/2023, responsável por consolidar a legislação sobre denominação de rotas turísticas no estado. Com cerca de 28,7 km de extensão, a área de interesse turístico abrange o trajeto que se estende do Parque de Exposições de Viana até o limite com Guarapari, passando pela estrada de Bahia Nova e por vias vicinais, conforme descrito no texto do projeto.
Segundo Gandini, o Polo Cervejeiro é uma oportunidade de promover o agroturismo e o desenvolvimento econômico da cidade. “A cidade de Viana tem se dedicado ao agroturismo como uma importante alavanca produtiva, buscando alternativas para o desenvolvimento desse setor econômico”, disse o parlamentar. Ele explicou que o projeto beneficia pequenos e médios agricultores e aposta na crescente demanda pelo cultivo de lúpulo, essencial para a produção de cervejas artesanais. Viana, conforme o deputado, possui dois microclimas ideais para a plantação, que ocorre em campos experimentais em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Vila Velha.
Gandini destacou que o cultivo de lúpulo apresenta alto valor agregado e pode ser realizado em pequenas áreas, favorecendo o agricultor local. “Viana almeja se consolidar como o maior produtor de lúpulo do Estado. O cultivo apresenta um alto valor agregado, com o quilo do lúpulo sendo comercializado a cerca de R$ 300. Além disso, a possibilidade de plantio em pequenas áreas, com retorno satisfatório, pode fomentar um novo arranjo agrícola na cidade”, afirmou. Atualmente, sete campos de lúpulo estão em operação em Viana, com expectativa de expansão para dez até o final deste ano.
O parlamentar também anunciou a criação da “Tecnocerva”, primeira escola cervejeira do Espírito Santo, que será instalada no Ifes de Viana para capacitar profissionais na produção artesanal de cerveja. Ainda de acordo com Gandini, o município está à frente da criação do primeiro Polo Cervejeiro Público do Brasil, uma iniciativa que deve contribuir para o fortalecimento do turismo e da economia local.
Durante a sessão, Gandini homenageou a iniciativa usando um boné com a marca do Polo Cervejeiro e agradeceu o apoio do prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), que acompanhou a votação. Gandini destacou que a medida é fundamental diante de um cenário de desafios econômicos. “Há pouco tempo, o turismo em Viana era pouco discutido, mas, recentemente, vem sendo muito bem articulado pela prefeitura, que percebeu o potencial turístico do município”, ressaltou.
A criação da rota e do Polo Cervejeiro é vista como uma resposta à mudança no cenário tributário nacional, que impacta diretamente a arrecadação dos municípios. Gandini apontou o turismo como alternativa para compensar possíveis perdas, valorizando a parceria entre o setor público e privado para explorar o potencial de Viana.
O prefeito Wanderson Bueno agradeceu a aprovação da proposta e o empenho dos deputados. Ele destacou a relevância da iniciativa para o município e para a Grande Vitória. “Temos um grande potencial para desenvolver o agroturismo. Contamos com um mercado consumidor de 2 milhões de pessoas na Grande Vitória, que podem visitar Viana para conhecer e se encantar com o município. Acreditamos no turismo como vetor de qualidade de vida. Agora, temos o primeiro Polo de Cervejarias Artesanais do país, uma iniciativa que colocou Viana no mapa do turismo nacional”, afirmou Bueno.
Para que o projeto entre em vigor, resta a sanção do governador Renato Casagrande (PSB).