O Brasil deu um passo importante no setor turístico com a Nova Lei Geral do Turismo (LGT), sancionada em setembro deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida, que tem como objetivo simplificar processos e incentivar a competitividade, promete ampliar o acesso ao mercado para pequenos empreendedores e tornar o turismo mais inclusivo em municípios como Aracruz, que se posiciona como um destino em ascensão no Espírito Santo.
A nova lei facilita o registro de prestadores locais no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), beneficiando produtores rurais e pequenos negócios na formalização e divulgação de suas atividades.
Para impulsionar o turismo de base comunitária e sustentável, Aracruz aposta em valorizar sua cultura e seus atrativos naturais. Dr. Coutinho (PP), prefeito do município, declarou em entrevista ao Em Dia ES no fim de outubro que a cidade investirá na infraestrutura da orla marítima. “Vamos investir muito na orla marítima para fazer da nossa cidade um atrativo para o turismo”, afirmou. Os projetos previstos incluem calçadões, banheiros públicos e quiosques nas 12 praias de Aracruz.
A expectativa do prefeito é que, com esses investimentos, Aracruz atraia mais visitantes e também novos moradores. “Nossa população hoje é de 110 mil habitantes, e a previsão é que chegue a 150 mil até o final do mandato”, comentou. Ele destacou o papel do turismo no crescimento econômico e social da cidade, alinhando-se também aos esforços do governo estadual para fortalecer o turismo e equilibrar a arrecadação dos municípios.
A Secretaria de Turismo e Cultura de Aracruz já trabalha para alinhar o município com as diretrizes estabelecidas pela LGT. Segundo o secretário Moisés Mercier, a criação do Sistema Municipal de Desenvolvimento Turístico será fundamental para estruturar o Conselho de Desenvolvimento do Turismo e o Fundo de Turismo local. “A nova Lei Geral do Turismo não é apenas uma legislação; é um convite para Aracruz explorar todo o seu potencial turístico, com bases sólidas para um crescimento sustentável e inclusivo”, afirmou Mercier.
A nova LGT também coloca a acessibilidade em evidência, garantindo que atrativos turísticos, como as belezas naturais de Aracruz, sejam adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “O turismo inclusivo é um passo fundamental para fortalecer o setor”, ressaltou o secretário Moisés Mercier.
Além disso, a previsão de sinalização interativa e informações multilíngues permite que Aracruz se torne mais atrativa para visitantes estrangeiros. Outro ponto que contribui para a projeção internacional de Aracruz é a instalação do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro.