economia

Gás natural mais barato: Espírito Santo terá a menor tarifa do Sudeste para o setor industrial

31 out 2024 - 13:33

Redação Em Dia ES

Share
A partir de 1º de novembro, os consumidores de gás natural no Espírito Santo terão tarifas reduzidas em até 14%. Flexibilização é a primeira medida prática do Programa ES Mais+Gás
Espírito Santo terá a menor tarifa do Sudeste para o setor industrial. Foto: Petrobras/Divulgação

O preço do gás natural no Espírito Santo será reduzido a partir desta sexta-feira, 1º de novembro. A medida impactará principalmente os clientes do mercado livre, que negociam diretamente com fornecedores, com reduções de até 14%, de acordo com os contratos estabelecidos. No mercado cativo, onde o gás é distribuído por meio de concessão estadual, o reajuste será de aproximadamente 4% para o setor residencial e para o gás natural veicular (GNV), e 5% para o setor industrial.

“Pela primeira vez, após a desestatização da ES Gás, foi possível flexibilizar preços no Espírito Santo”, afirma o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, destacando que a privatização da empresa permitiu um novo modelo de relação com o mercado e uma redução expressiva no custo para as indústrias, que representam 90% do consumo de gás no Estado. Ferraço também ressalta que a iniciativa traz maior competitividade ao setor industrial, o que pode impulsionar a expansão de atividades produtivas, gerando novas oportunidades de trabalho e renda. Segundo ele, “essa é a primeira entrega efetiva do ES Mais+Gás”.

A nova tarifa, aprovada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), reduzirá o custo do gás canalizado em 17 centavos por metro cúbico para os consumidores do mercado cativo. Com essa medida, o Espírito Santo passa a oferecer uma das tarifas mais baixas do país, um dos objetivos centrais do Programa ES Mais+Gás, lançado em agosto para aumentar a competitividade e ampliação da oferta no setor.

O diretor-presidente da ES Gás, Fabio Bertollo, responsável pela distribuição do gás para 82 mil unidades em 13 municípios capixabas, ressalta que, com o apoio da ARSP, a empresa conseguiu renegociar contratos e atrair novos fornecedores para o mercado. “Essas ações são essenciais para conseguirmos promover maior competitividade do gás e a redução na tarifa mostra que estamos no caminho certo”, comenta Bertollo.

Além da redução dos preços no mercado cativo e livre, o ES Mais+Gás tem como objetivo aumentar a liquidez nas operações e incentivar a adesão ao mercado livre de gás, uma área na qual o Espírito Santo vem se destacando. Segundo a expectativa da ES Gás, 50% do volume de gás distribuído no Estado estará no mercado livre até o final de 2024, com uma projeção de crescimento para 80% em 2025.

“A ARSP tem o papel de regular e fiscalizar a distribuição do gás canalizado, prezando pela modicidade tarifária e pela qualidade, continuidade, segurança e eficiência dos serviços prestados aos usuários da concessão”, afirma Débora Niero, diretora de Gás Canalizado e Energia da ARSP.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.