Nesta quarta-feira (30), o Governo do Estado anunciou o Transcol + Acessível, novo serviço de transporte para cadeirantes na Grande Vitória que substituirá os micro-ônibus por 30 vans adaptadas e climatizadas. O serviço pretende melhorar o atendimento ao público com deficiência, reduzindo o tempo de viagem e proporcionando maior conforto. Além das mudanças nos veículos, haverá flexibilização no uso de acompanhantes, além do transporte de dependentes conforme as diretrizes da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).
Segundo o governador Renato Casagrande, o Transcol + Acessível foi pensado para atender às demandas de mobilidade e inclusão. “É preciso reconhecer as dificuldades e o potencial de cada pessoa, por isso são necessárias políticas públicas que valorizem e incluam todos. Vamos continuar com os investimentos nesse novo sistema, que já nasce integrado com o Transcol e o Aquaviário”, afirmou.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou que o novo sistema permitirá um atendimento mais ágil e eficiente, além de capacitar os profissionais do Transcol + Acessível. “Estamos implementando um novo sistema de atendimento que facilitará o acesso ao transporte para as pessoas com deficiência, tornando o serviço mais ágil e eficiente. Vamos reduzir o tempo de viagem do usuário e investiremos na capacitação dos profissionais do Transcol + Acessível para oferecer um atendimento de qualidade. Além disso, estamos atualizando diretrizes, desburocratizando o trâmite para acesso ao serviço”, explicou.
Os critérios de renda para gratuidade também foram revisados. Pessoas com deficiência que vivem sozinhas poderão ter uma renda de até dois salários mínimos, enquanto famílias de até quatro membros poderão acessar o benefício com renda de até quatro salários mínimos. Para famílias com mais de quatro integrantes, a renda máxima exigida é de até seis salários mínimos.
Marcelo Campos Antunes, diretor-presidente da Ceturb-ES, ressaltou a importância do novo sistema. “O Transcol + Acessível é a prova de que o governo está atento às necessidades da população. Com este novo sistema, oferecemos aos cadeirantes um transporte público mais eficiente, confortável e integrado aos demais modais. Seguimos trabalhando para garantir a acessibilidade e a inclusão de todos”, disse.
Agendamento e Acesso
O Transcol + Acessível irá contar com 30 vans adaptadas e climatizadas, proporcionando maior conforto e eficiência no deslocamento dos usuários. Essas vans também oferecem maior agilidade no trânsito e melhor acesso a algumas localidades.
A partir de 31 de outubro, o sistema contará com a bilhetagem eletrônica obrigatória para os beneficiários, por meio do Cartão GV. A medida possibilita um controle mais eficiente. Aqueles que ainda não possuem o cartão e tem renda individual ou familiar compatível com a exigida, poderão solicitar o cadastro apresentando a comprovação de renda ou a comprovação de que recebe o Bolsa Família ou BPC.
A Ceturb-ES irá distribuir cartões provisórios, com validade até 31/12/2024, para que os usuários que ainda não possuem cartões possam realizar suas viagens nesse período. A partir do dia 01/01/2025, todos deverão ter um cartão válido para utilizar o serviço: cartão vale-transporte, cartão passe-escolar, cartão cidadão, cartão gratuidade (idoso, PCD), ou fazer o pagamento via QR-code.
Não haverá mudanças para realizar o cadastramento e os agendamentos. Para o cadastro de novos usuários no Transcol + Acessível, é necessário que o usuário seja cadeirante e resida nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. O cadastro deve ser feito por meio de aplicativo disponibilizado para os celulares.
Será criada uma comissão com o objetivo de regulamentar o Serviço Transcol + Acessível, composta por representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF/ES).