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Câmara aprova inclusão de professores da Educação Infantil na carreira do magistério

29 out 2024 - 18:24

Redação Em Dia ES

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Comissão de Constituição e Justiça dá aval ao Projeto de Lei que equipara direitos dos educadores da primeira infância aos demais profissionais da educação básica, corrigindo uma desigualdade histórica
Relatório que inclui professores de Educação Infantil na carreira do magistério é aprovado na Câmara. Foto: FatCamera / Getty Images Signature

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (29), o parecer referente ao Projeto de Lei nº 2.387/2023, que visa alterar a Lei 11.738/2008 e a Lei 9.394/1996, incluindo os professores de Educação Infantil na carreira do magistério e assegurando-lhes direitos equiparados aos dos demais profissionais da educação básica.

O relator, deputado federal capixaba Gilson Daniel (Podemos-ES), destacou a relevância do projeto para corrigir uma desigualdade histórica.

“Esse projeto é um passo importante para o reconhecimento do trabalho dos educadores da primeira infância, que desempenham um papel essencial no desenvolvimento das crianças e, mesmo assim, enfrentam limitações na carreira e no acesso a benefícios garantidos a outros docentes, como, por exemplo, o plano de carreira e o recebimento de vencimentos de acordo com o Piso Nacional do Magistério”, afirmou o parlamentar.

Entenda o PL
O Projeto de Lei nº 2.387/2023, de autoria da deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), inclui os professores de educação infantil na carreira do magistério público da educação básica, assegurando-lhes o direito ao piso salarial estabelecido pela Lei 11.738/08. Atualmente, por não estarem explicitamente contemplados no texto da lei, esses profissionais têm o pagamento do piso vinculado a decisões administrativas locais.

Pela proposta, são considerados professores de educação infantil os profissionais que exerçam função docente, com formação em magistério ou curso de nível superior, e que sejam aprovados em concurso público – atribuições incluídas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A autora do PL celebrou a aprovação.

“É uma vitória para as milhares de profissionais que estão na função docente, cuidando e educando nossos bebês e que enfrentam uma injustiça histórica. Hoje é dia de comemorar mais um passo na valorização da educação infantil. Outros passos serão dados: no dia 14 de novembro, faremos uma Audiência Pública inteiramente dedicada às educadoras infantis. No dia 27 de novembro, será publicada uma pesquisa inédita sobre a educação infantil pelo MEC”, destacou Luciene.

O relator destacou ainda que as mudanças atendem plenamente aos requisitos de constitucionalidade e juridicidade, defendendo que a inclusão dos professores de Educação Infantil entre os profissionais do magistério cumpre o princípio constitucional de valorização dos profissionais da educação.

“Trata-se de uma questão de justiça e valorização profissional. Esses educadores cumprem funções fundamentais e devem ter assegurados os direitos e benefícios pertinentes à carreira do magistério”, complementou Gilson Daniel.

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Atualizado: 29/10/2024 18:24

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