educação

Estudantes recriam tradicionais jogos africanos ao abordar a diversidade cultural do continente

25 out 2024 - 15:10

Redação Em Dia ES

Share
A atividade buscou contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento sociocultural dos alunos
A atividade buscou contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento sociocultural dos alunos. Fotos: Divulgação/SEDU

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Ana Maria Carletti Quiuqui, localizada no município de Águia Branca, região noroeste do Espírito Santo, desenvolveram mapas mentais de jogos africanos de tabuleiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa sobre as regras, as origens e os objetivos dos jogos. Em experimentação, também foram confeccionadas réplicas com materiais reciclados.

A atividade teve como objetivos contribuir com a implementação de uma educação das relações étnico-raciais; utilizar diferentes linguagens para compreender o processo de produção de jogos; reconhecer a diversidade cultural para desenvolver a empatia e compreender as regras de jogos para entender como são pensados.

A professora Juliana Suprani de Souza Guerson destacou que a atividade contribuiu para o crescimento sociocultural dos estudantes, além de abordar, de forma lúdica, o conteúdo.

“Os estudantes também puderam refletir, através dos jogos de tabuleiro, como o continente africano é rico em diversidade cultural e que carrega características diversificadas em cada localidade”, complementou a professora de Língua Portuguesa.

“Fazer parte desse projeto foi algo muito divertido! O processo de produção do Tsoro Yamatatu foi fácil, e além de ter confeccionado um jogo também pude jogar com meus colegas. Foi ótimo aprender sobre a cultura africana e sobre os jogos apresentados. Foi definitivamente uma experiência muito boa”, compartilhou a aluna Laisa Kalk dos Santos.

1
0
Atualizado: 25/10/2024 18:12

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.